Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita da soja atinge 8% da área Paraná

No caso das lavouras de milho verão 6% foi colhido até agora

A colheita da soja atingiu 8% das lavouras paranaenses em janeiro, bem acima dos 4% registrados no mesmo mês do ano passado e seis pontos acima da média de 2% registrada nos últimos cinco anos. Segundo dados divulgados hoje pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), a comercialização da soja que começou a ser colhida está estimada em 12% da produção esperada, ritmo bem abaixo dos 24% registrados em janeiro do ano passado e da média de 22% dos últimos cinco anos.

O levantamento do Deral, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, mostrou que a colheita do milho de verão atingiu 6%, desempenho superior ao registrado em janeiro do ano passado, quando o trabalho atingiu apenas 1% da área. A média histórica de cinco anos da colheita para o período é também de 1%. A comercialização do milho de verão fechou janeiro estimada em 2%, mesmo desempenho do ano passado, mas abaixo da média de 6% dos últimos cinco anos.

O plantio do milho safrinha, semeado na sequência da colheita da soja, em janeiro foi estimado em 3% da área projetada pelo Deral. Em janeiro do ano passado 8% da área esperada tinha sido plantada. A média de cinco anos é de 5%. A comercialização da safrinha está bem adiantada e atingiu 8% da safra prevista pelo Deral. No mesmo período ano passado os produtores ainda não tinham começado a vender o milho safrinha no Paraná.

Fonte: Globo Rural

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio