Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita de soja atinge 23% da área da safra 2015/2016

De acordo com a AgRural, proporção é maior do que na mesma época do ano passado

O Brasil recuperou o atraso inicial e a colheita da safra 2015/2016 de soja já atinge 23% da área plantada, com ligeira vantagem sobre os 20% do ano passado e os 21% da média de cinco anos, informou a consultoria AgRural. O avanço na comparação semanal foi de sete pontos porcentuais.

“A semana foi de chuvas esparsas, entremeadas por aberturas de sol que permitiram o avanço da colheita de soja na maior parte das áreas que têm lavouras prontas”, disse a consultoria.

No Paraná, a colheita avançou 13 pontos na semana, para 43%, contra 27% há um ano, segundo a AgRural. No oeste, os trabalhos seguem para a reta final e a safra é considerada boa, mas a estiagem de janeiro reduziu a produtividade do grão tardio entre 5% e 10%. Com 7% da área colhida, Santa Catarina também tem vantagem sobre os 3% do ano passado.

Entretanto, o estado que registrou maior aceleração nos trabalhos esta semana foi Mato Grosso do Sul, conforme a consultoria. A área colhida saltou de 20% para 38%, à frente dos 24% da safra passada. Em Maracaju, algumas variedades de ciclo médio rendem até 65 sacas por hectare. São Paulo tem 31% da área colhida, contra 13% em igual período do ano passado.

Em Mato Grosso, as pancadas esparsas da semana não chegaram a prejudicar a colheita, que avançou nove pontos, para 33%, contra os 34% do ano passado e 37% da média de cinco anos, destacou a AgRural. Em Sinop, as produtividades variam de 45 a 62 sacas por hectare, enquanto em Rondonópolis algumas áreas estão fechando em 55 sacas/ha. Em Goiás, 28% da área foi colhida, contra 31% há um ano. Em Jataí, a produtividade é de até 66 sacas/ha em áreas de alta tecnologia.

Em Minas Gerais, 10% da colheita foi concluída, ante 12% há um ano, de acordo com a consultoria. No Triângulo Mineiro, o tempo firme favorece a colheita, mas áreas em fase reprodutiva ainda precisam de umidade.

No Rio Grande do Sul, a soja semeada em setembro já começou a ser retirada das lavouras, mas o índice ainda não chega a 1% da área do estado, onde a colheita começa a engrenar apenas em março, informou a AgRural. Em Ijuí, a expectativa é de que a soja precoce, afetada pela estiagem de janeiro, renda de 40 a 45 sacas por hectare.

Na Bahia, a colheita só começou em áreas de pivô, atingindo 5% da área, de acordo com a consultoria. No Tocantins, 1% da área foi colhida. A colheita também começou no sul do Maranhão, mas ainda não chega a 1% da área do estado. No Piauí, a colheita deve começar na próxima semana.

Fonte: Canal Rural – 22/02/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio