Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita de soja do Paraná avança para 12%; condição de lavouras tem leve melhora

Segundo levantamento do Deral, 85 % das lavouras estão em condição “boa”, 14 % em situação “média” e apenas 1 % em condição “ruim”

A colheita de soja no Paraná, segundo principal Estado produtor no país, avançou para 12% da área plantada na última semana, enquanto a condição das lavouras melhorou ligeiramente, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo estadual. Uma semana atrás a colheita estava 8% concluída.

Segundo levantamento do Deral, 85 % das lavouras estão em condição “boa”, 14 % em situação “média” e apenas 1 % em condição “ruim”. Uma semana atrás, 84 % das áreas com a oleaginosa receberam avaliação “boa” e 15 % “média”. “Na semana anterior ocorreram chuvas com maior regularidade na região, o que veio a beneficiar as lavouras de soja que estavam em estágio de enchimento de grãos”, disse o técnico do Deral Anderson dos Santos, na região de Campo Mourão, importante polo agrícola.

O escritório do Deral em Cornélio Procópio informou que as temperaturas máximas e mínimas recuaram significativamente desde 26 de janeiro, quando as chuvas voltaram, após três semanas de calor e tempo seco, “aliviando as expectativas dos produtores rurais, quanto a um aumento ainda maior nas perdas em produtividade”.

No fim de janeiro, o Deral reduziu sua projeção para a safra de soja do Paraná em 2014/15 para 16,64 milhões de toneladas, ante 17,07 milhões da estimativas de meados de dezembro. O volume projetado, ainda um recorde, indica um crescimento de 14 % ante a safra do ano passado, quando a colheita foi prejudicada pelo tempo quente e seco.

Fonte: Reuters – 29/03/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio