Sistema FAEP/SENAR-PR

Colheita do milho chega aos 42% de área no Paraná

A colheita do milho segunda safra no Paraná atingiu 42% da área plantada. A maior parcela das lavouras (54%) está classificada como de condição boa, enquanto 35% estão na média e 11% ruins. As indicações são do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab).

Até esta semana os trabalhos no campo já atingiam 903 mil hectares dos 2,1 milhões de hectares cultivados. A média de produtividade está estimada em 5.065 quilos por hectare. O Estado aposta em uma safra recorde, avaliada em aproximadamente 11 milhões de toneladas.

"Algumas regiões que plantaram mais cedo, como a Oeste, Centro-Oeste e o Sudeste, registraram problemas pelo grande volume de chuvas. Já em outras, como no Norte, foi a falta delas. Problemas pontuais", observa a engenheira agrônoma do Departamento, Juliana Yagushi.

O Deral já reduziu a estimativa total da safra de milho em 5% desde que passou a apresentar seus levantamentos. Somente a região Norte teve o volume reajustado em 10% a menos até este mês.

De acordo com a engenheira agrônoma, as adversidades no campo devem acarretar em uma perda de qualidade do milho, mas não provocar queda nos índices de produtividade.

Nortox S.A.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio