Sistema FAEP/SENAR-PR

Com produção menor, mundo deve consumir estoques de trigo

O mercado mundial está recorrendo aos estoques de trigo para suprir a demanda do planeta. Isso porque a última safra ficou abaixo do consumo global. Enquanto os produtores do cereal colhem 655,48 milhões de toneladas, o consumo global chega a 673,72 milhões de toneladas, de acordo com o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda).
Os estoques finais da última temporada são estimados em 178,23 milhões de toneladas. Na safra anterior, esse número batia na casa das 197,9 milhões de toneladas. Prova de que as indústrias estão recorrendo aos estoques nos últimos anos.

No Brasil, a produção de trigo caiu a 4,3 milhões de toneladas, considera o Usda, obrigando o país a importar 7,7 milhões de toneladas entre 2012 (junho) e 2013 (maio). Os estoques nacionais finais estão em 1,03 milhão de toneladas. Na Argentina, principal fornecedor brasileiro, a safra foi projetada em 11 milhões de toneladas, das quais 5 milhões de toneladas para exportação.

Liderança: 120 milhões de toneladas de trigo são produzidas na China, líder mundial na cultura. A Ìndia e a Rússia ficam atrás, com 94 milhões e 77 milhões de toneladas, respectivamente.

Fonte: Gazeta do Povo – 10/03/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio