Sistema FAEP

Com recorde de inscritos, Prêmio Queijos do Paraná vai reconhecer melhor queijo do Paraná

Em sua segunda edição, iniciativa registrou 515 derivados lácteos de 76 municípios do Paraná. Avaliação e premiação ocorrem em 29 e 30 de maio

A segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná já começou quebrando o recorde de participações. Foram inscritos 515 produtos, de 76 municípios paranaenses, superando os números da edição de estreia, que teve 290 queijos avaliados. Além disso, 42 produtos foram inscritos para o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, que também faz parte da iniciativa. O julgamento e a premiação serão realizados em 29 e 30 de maio, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. O evento contará com uma programação aberta ao público, incluindo minicursos e palestras.

Realizado por um comitê-gestor formado pelo Sistema FAEP, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR, Sistema Fecomércio-PR e Sindileite-PR, o Prêmio Queijos do Paraná conta com 21 categorias, de acordo com o tipo de queijo e de leite utilizado (de vaca, cabra, ovelha ou búfala), além de criações especiais. Esta edição também traz o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza, voltado a eleger o melhor queijo para esta aplicação gastronômica.

A proposta é dar visibilidade aos queijos produzidos no Paraná, colocando-os em posição de destaque. Ao criar essa vitrine, a iniciativa valoriza os derivados lácteos e impulsiona uma importante atividade da economia paranaense. O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com produção diária média de 12 milhões de litros. Além da força econômica da atividade, o leite tem um papel econômico e social importante, uma vez que  sua produção está presente nos 399 municípios do Estado.

“O Paraná produz queijos de excelência, muitos dos quais já foram premiados até internacionalmente. Apesar disso, parte do mercado consumidor ainda não conhece o que produzimos. Com o Prêmio Queijos do Paraná, criamos um espaço de destaque para que nossos produtos sejam reconhecidos cada vez mais”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

A categoria com mais concorrentes é a “Especialidades queijeiras e criações”, que teve 114 inscritos. Outros 76 produtos vão participar na categoria voltada a queijos do tipo colonial, minas padrão, meia cura e similares, e 71 na categoria destinadas a produtos como queijo prato, gouda e appenzeller. Os demais 254 participantes se dividem entre outras 15 categorias. Três categorias não tiveram inscrições. No total, 107 queijeiros ou laticínios registraram produtos para participar do prêmio.

Próximos passos do concurso

A partir de agora, as inscrições serão analisadas pela equipe técnica do prêmio, com o objetivo de verificar se obedecem às especificações do regulamento, como a obrigatoriedade de a queijaria estar regularizada. Após essa avaliação, os produtos serão efetivamente habilitados a participar do concurso. Posteriormente, os queijos serão avaliados por um corpo de jurados formados em cursos ofertados pelo Prêmio Queijos do Paraná. Os participantes serão julgados a partir de critérios técnicos e sensoriais, conforme as especificações do regulamento.

Os derivados que obtiverem pontuação superior a 18 (em um total possível de 20), receberão medalha de ouro. Os que fizerem entre 16 e 18 pontos, ganham medalha de prata. Por fim, os que tiverem entre 14 e 16 pontos levam o bronze. Serão premiadas até 30 medalhas de bronze, até 20 medalhas de prata e até 15 medalhas de ouro.

Além disso, os medalhistas de ouro participam de uma nova avaliação. Os dez melhores receberão medalha super ouro. Os jurados vão escolher, ainda, o melhor queijo desta edição.

Concurso Excelência em Muçarela

Novidade nesta edição, o Concurso Excelência em Muçarela – Edição Pizza será realizado no dia 29 de maio. O objetivo da iniciativa é eleger e premiar as melhores muçarelas de pizza, a partir de características como derretimento, elasticidade e fatiabilidade. Os produtos também serão julgados a partir de critérios sensoriais.

Para realizar a avaliação no Concurso Excelência em Muçarela, na primeira quinzena de abril, um grupo formado por agentes de mercado, pesquisadores e profissionais da área alimentícia participou da formação para atuar como jurados. A formação de três dias aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), instituição parceira da iniciativa.

Programação conta com minicursos e palestras

Além da avaliação e premiação, o evento vai contar com uma ampla programação, voltada a especialistas e ao público em geral. Serão nove minicursos (cinco no dia 29 e quatro no dia 30 de maio), voltados a pratos que têm queijos como ingrediente principal. Também haverá oito palestras e quatro painéis sobre temas variados, que contemplam desde aspectos técnicos do setor lácteo até inovações queijeiras, passando por empreendedorismo e estratégias de divulgação. As inscrições serão abertas ainda em maio.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio