Sistema FAEP/SENAR-PR

Comitiva da Argentina busca parceria com o Porto de Paranaguá

Em missão no Paraná, um grupo formado por representantes do governo das províncias de Santa Fé e Entre Ríos, da Argentina, esteve no Porto de Paranaguá

Um grupo formado por representantes do governo das províncias de Santa Fé e Entre Ríos, da Argentina, esteve na terça-feira (27) no Porto de Paranaguá para estabelecer convênios técnicos e comerciais

Ligada às áreas portuárias, de serviços públicos e de transportes, a comitiva foi recebida pela diretoria empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

Para o secretário de Transportes da Província de Entre Ríos, Juan Carlos Chagas, foi um contato proveitoso para os dois lados. "Pudemos ver como funciona o terminal paranaense, modelo para toda a América Latina. De alguma maneira, queremos replicar algumas práticas em nossa província", afirmou.

A visita da comitiva argentina ao Paraná começou na segunda-feira (26), quando o grupo foi recebido pelo governador Beto Richa, em Curitiba. Em continuidade à missão, os governantes argentinos acompanharam no Porto de Paranaguá as operações do terminal portuário. Segundo o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, estes encontros fazem parte de um trabalho conjunto para estreitar as relações entre o Brasil e a Argentina.

"Mostrando a capacidade do nosso Estado, do Porto de Paranaguá, esperamos que – através dos governos – possam surgir convênios para que as informações sejam trocadas mais a fundo. Assim, será possível melhorar os portos do Paraná com os acertos argentinos e melhorar os portos de lá, com os acertos do ParanT, afirmou o diretor.

Representando a região central da Argentina, além do secretário de Transportes de Entre Ríos, visitaram o Porto de Paranaguá o presidente do Instituto Portuário de Entre Ríos, Carlos María Scelzi , e o ministro de Águas, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Província de Santa Fé, Antonio Ciancio.

Em Santa Fé, na Argentina, está um dos principais portos da Argentina. Segundo o Ministro de Águas, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Província, Antonio Ciancio, entre as motivações para conhecer o Porto de Paranaguá, está o fato de o terminal paranaense estar passando por um momento de desenvolvimento semelhante ao do porto argentino.

"Queremos aprender, estabelecer vínculos e trocar informações com o Porto de Paranaguá, principalmente pela potência que é e pela capacidade de projeção que alcança. Esse foi o primeiro contato e esperamos dar continuidade", destacou o ministro.

ENTRE RÍOS
Na província de Entre Ríos, estão três importantes portos marítimo-fluviais da Argentina: Ibicuy, Puerto de Concepción del Uruguay e Puerto Diamante.

"Estabelecendo esse contato com o Porto de Paranaguá, conhecendo como funcionam os sistemas de cargas, transportes e de administração, queremos avançar e firmar um convênio de colaboração entre todos os portos da região central do nosso país com o porto paranaense. Esta é uma oportunidade interessante de novos negócios", afirma o presidente do Instituto Portuário da Província de Entre Ríos, Carlos María Scelzi.

METROPOLE JORNAL – São José dos Pinhais/PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio