Sistema FAEP/SENAR-PR

Concurso Agrinho 2018 está com as inscrições abertas até 14 de agosto

Premiação das categorias inclui tabletes, notebooks, projetores multimídia e automóveis. Festa de premiação irá acontecer no dia 5 de novembro, em Curitiba

As escolas, alunos e professores que participam do Programa Agrinho 2018 já podem se inscrever no Concurso Agrinho deste ano. Com o tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”, o concurso abrange as categorias Redação, Desenho, Experiência Pedagógica, Escola, Município e Núcleo Regional Agrinho. Ao todo são três etapas: local (quando as instituições de ensino escolhem os melhores trabalhos para representarem as escolas), regional e estadual (escolha da comissão avaliadora). Entre os prêmios estão automóveis, tabletes, notebooks e projetores. Para participar do concurso é preciso preencher um formulário por meio de um sistema e os materiais devem ser enviados pelos Correios até o dia 14 de agosto. Neste ano, a festa de premiação irá acontecer no dia 5 de novembro, em Curitiba.

 

Download

As inscrições sempre deverão ser feitas pelos professores e/ou diretores das escolas e/ou colégios agrícolas participantes. Cada categoria tem regras específicas que devem ser observadas atentamente. Um item indispensável em todas as inscrições é preencher um formulário por meio de sistemas (um para o Agrinho e outro para o Agrinho Solos), que estão disponíveis no site do Agrinho.

É importante lembrar que uma vez gerada a ficha de inscrição é necessário ficar atento ao carimbo da instituição e a assinatura do responsável, pois historicamente este é o principal motivo de desclassificação. Para mais informações e o passo a passo de como se inscrever, basta acessar o site www.agrinho.com.br.

Em 2017, foram recebidos um total de 6.016 trabalhos que passaram por uma triagem e por uma banca examinadora que definiu os vencedores. O resultado foi um total de 314 premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo. Para este ano, a expectativa dos organizadores é que o número de trabalhos recebidos seja ainda maior.

O Agrinho

O Concurso Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Anualmente, o programa envolve mais de 1 milhão de alunos e aproximadamente 80 mil professores das redes pública e privada, em praticamente todos os municípios do Estado. O programa é resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, governo estadual, mediante as Secretarias de Educação, Justiça e Cidadania, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e do Abastecimento, municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas.

O Programa Agrinho foi criado em 1995 e colocado a campo em 1996 com seis pilotos. Em 2018, portanto, completa 22 anos de atividades práticas no Paraná. Desde o início o Agrinho leva às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Isso tem gerado frutos dentro e fora do país, já que recentemente o Agrinho desembarcou no continente europeu, em Portugal, por meio de uma parceria com a Universidade Aberta, com sede no país lusitano.

Agrinho Solos

Pelo segundo ano consecutivo, o SENAR-PR promove o Concurso Agrinho Solos. Com o tema “Conservação de solos: sustentabilidade que garante o amanhã”, a iniciativa une a metodologia já consagrada do projeto educacional com as diretrizes do Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo).
A participação é exclusiva para colégios agrícolas e escolas de ensino fundamental das cidades de Cambará (Norte Pioneiro), Campo Mourão (Centro Ocidental), Castro (Campos Gerais), Diamante do Norte (Noroeste), Francisco Beltrão (Sudoeste), Lapa (Região Metropolitana de Curitiba), Palotina (Oeste), Ponta Grossa (Campos Gerais) e Umuarama (Noroeste).

A iniciativa de trazer ao debate essa temática dentro do projeto Agrinho, em uma modalidade separada, tem como objetivo sensibilizar os estudantes do ensino fundamental I ao programa, enquanto serve de suporte ao produtor rural com ações de treinamento e pesquisa. Como um dos focos são alunos prestes a se formarem técnicos agrícolas, quando estes começarem a prestar serviços nas propriedades levarão os conhecimentos aprendidos durante o Agrinho Solos.

A primeira fase do Agrinho Solos, que promove essa sinergia com o Prosolo, teve palestras para capacitar professores e alunos de colégios agrícolas para serem disseminadores do tema. Durante esse período, foram escolhidos alunos do 3.º ano de colégios agrícolas, que participaram de cursos sobre manejo de solos dentro das próprias instituições de ensino. Estes alunos trabalham os temas com estudantes do ensino fundamental e todos os envolvidos têm categorias para participarem do concurso.

Confira a lista de prêmios:

Concurso Agrinho – rede pública (fase regional)
– 230 tabletes
– 10 notebooks

Concurso Agrinho – rede pública (fase estadual)
– 4 automóveis
– 28 notebooks
– 6 projetores multimídia

Concurso Agrinho – rede particular
– 1 automóvel
– 20 notebooks
– 5 tabletes

Agrinho Solos
– 1 automóvel
– 20 notebooks
– 5 tabletes
– 1 projetor multimídia
– 1 penetrômetro digital

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio