Sistema FAEP/SENAR-PR

Consumo de energia elétrica no setor rural cresceu 8,2% em 2014

A partir deste mês de fevereiro, produtores que trabalham com irrigação e aquicultura terão um novo incentivo

A população rural paranaense registrou o maior crescimento entre as classes de consumo da energia elétrica atendidas pela Copel, na comparação dos dados de 2014 com o ano anterior. A classe rural consumiu durante o ano um volume 8,2% maior de energia elétrica, contra uma média de 5,6% registrado no mercado cativo da Companhia. Levando-se em conta a estabilidade registrada no número de ligações, este índice representa diferença ainda maior, em relação às demais categorias de consumo.

Em números absolutos, a atividade rural responde por 9,3% do consumo dos municípios atendidos, sendo o quarto mercado da concessionária, atrás dos setores residencial, industrial e comercial. Na avaliação da área de estudo de mercado da Copel Distribuição, a produção agropecuária tem se beneficiado do aumento de produção e ganho de produtividade nas culturas estaduais, principalmente no segmento soja e milho, que elevou o poder de compra do agricultor, o que trouxe reflexos para o consumo de energia. Nos últimos dez anos, a classe teve crescimento médio de 4% ao ano, chegando ao patamar de 503,4 kWh/mês por unidade consumidora.

O período foi acompanhado pela ampliação do acesso à energia elétrica: só entre os anos de 2011 e 2014, a Copel investiu R$ 80 milhões na realização de 24.226 novas ligações no campo, por meio da construção de 3.379 quilômetros de redes. Em junho de 2014, o Paraná atingiu a universalização do serviço, que hoje atende 372.464 propriedades. “Sabemos que a energia elétrica no campo hoje é um insumo essencial para o desenvolvimento econômico e social das famílias, por isso trabalhamos com dedicação no atendimento às demandas do setor”, afirma o diretor de Distribuição da Copel, Vlademir Santo Daleffe.

INCENTIVO – A partir deste mês de fevereiro, produtores que trabalham com irrigação e aquicultura terão um novo incentivo. Quem buscar inscrição nas tarifas que reduzem o custo da energia elétrica consumida durante a noite pelos equipamentos destinados a estas atividades terá isenção na instalação do medidor que registra o consumo, de acordo com o horário de utilização. A instalação gratuita do equipamento foi regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica, pela Resolução 620/2014.

As tarifas concedem descontos de até 70% na energia elétrica consumida no horário das 21h30 às 6h, e hoje já beneficiam 4 mil propriedades rurais no estado. Os agricultores paranaenses atendidos pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem obter ainda mais vantagens na adesão à tarifa, com melhores condições no custeio da extensão de rede necessária para efetuar a ligação de energia.

Fonte: AEN

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Galeria | Flickr

  • AX4A5280
  • AX4A5270
  • AX4A5330
  • AX4A5257
  • AX4A5240
  • AX4A5249
  • AX4A5322
  • AX4A5324
  • AX4A5250

Boletim no Rádio