Sistema FAEP/SENAR-PR

Curitiba recebe palestra sobre sustentabilidade no agronegócio

Com apoio da FAEP, Xico Graziano apontar caminhos para produzir mais em harmonia com o meio ambiente

O caminho sem volta da sustentabilidade no agronegócio é a pauta da palestra promovida pela CBN Londrina, com apoio da FAEP. Nesta segunda-feira, dia 7, o engenheiro agrônomo especialista no tema Francisco Graziano Neto, conhecido como Xico Graziano, irá apontar caminhos para produzir mais em harmonia com o meio ambiente. O evento acontece no Sebrae, às 20 horas. Posteriormente, o evento acontece em Ponta Grossa (8), Guarapuava (9) e Londrina (10).

Em uma amostra do que vai levar aos participantes, Xico Graziano antecipa que para entender o tema hoje é preciso partir do ponto de que não há como ser a favor ou contra a sustentabilidade no agronegócio. “Essa é uma agenda de futuro obrigatória. Pensar na produção sustentável se tornou um movimento mundial e o Brasil não pode ficar fora disso. Queremos dominar a agenda da sustentabilidade ou queremos engoli-la? Temos que nos preparar para dominar essa agenda”, responde.

Graziano salienta que o futuro do agronegócio está no uso cada vez maior de tecnologia, e não ao contrário, como defendem alguns grupos na sociedade. “Nosso desafio é produzir mais de forma sustentável, não produzir menos e reduzir o uso de avanços científicos nas lavouras. Toda vez que a humanidade passou por dilemas na história, uma série de forças se moveram, mas quem encontra solução é o avanço tecnológico. A inteligência humana resolve”, sintetiza.

Nas suas viagens pelo Brasil, o palestrante relata que vê iniciativas que colocam o agronegócio brasileiro em posição de destaque na busca pela sustentabilidade. Ele enfatiza o papel dos paranaenses nesse aspecto. “O Paraná há muito tempo lidera movimentos de sustentabilidade. Na questão da conservação dos solos, por exemplo, técnicas que são hoje usadas no Brasil inteiro saíram do Estado. E em outras questões também, como em trabalhos de preservação de micro bacias e mata ciliar”, cita.

Confira as cidades e as datas:

07/08: Curitiba

08/08: Ponta Grossa

09/08: Guarapuava

10/08: Londrina

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio