Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso de DAP capacita 84 colaboradores de sindicatos

Treinamento promovido pela FAEP percorreu cinco cidades do Estado, abordando partes teórica e legal

Os cinco cursos ofertados pela FAEP sobre a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ao longo do mês de fevereiro capacitaram, no total, 84 colaboradores de 61 sindicatos rurais de diversas regiões do Estado. O treinamento, com carga-horária de oito horas, foi ofertado nos municípios de Ibiporã, Maringá, Pato Branco, Assis Chateaubriand e Curitiba. O último encontro ocorreu no dia 25 de fevereiro, na capital paranaense, onde 20 colaboradores de sindicatos próximos participaram da capacitação para melhor atender os produtores nas demandas referentes às políticas públicas.

A DAP é um instrumento importante para o produtor, pois, além de fazer sua identificação, atesta que esse segue os critérios fundamentais para ter acesso às políticas públicas. Com o documento, o agricultor pode conseguir condições especiais de juros no crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de ingresso em outros programas, como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A DAP é emitida pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário de forma gratuita. Para isso, os produtores devem procurar o sindicato rural mais próximo.

De acordo com o economista do Sistema FAEP/SENAR-PR Jefrey Albers, responsável por ministrar o curso ao lado do agrônomo Nilson Hanke Camargo, é importante que os colaboradores dos sindicatos rurais estejam atualizados e bem esclarecidos sobre os critérios necessários para a emissão do documento. “A intenção é que os funcionários estejam capacitados para que façam a emissão de forma correta, adequada e com a responsabilidade pertinente”, afirma.

Durante o curso, foram abordadas as partes teórica, referentes aos documentos necessários para a emissão, e legal, que envolve as linhas de financiamento e políticas públicas que o produtor rural passa a ter acesso com a DAP. Ainda, ocorreu uma simulação para que os participantes conheçam e se familiarizem com o sistema de emissão da DAP.

Auxílio junto aos produtores

A colaboradora Roberta Ferreira de Oliveira, do Sindicato Rural de Pinhão, na região Centro-Sul, participou do treinamento que irá permitir orientar, da melhor forma possível, o produtor rural. “É muito importante participar desses cursos que a FAEP disponibiliza para os sindicatos, para que a gente se mantenha atualizado e para que possamos atender o produtor de forma mais eficiente”, observa. A colaboradora acrescenta, ainda, que a busca pelo sindicato para informações sobre acesso a créditos e financiamentos é grande, em especial o Pronaf.

Outro participante, Acir Geraldo da Silva, do Sindicato Rural de Ipiranga, no Sudeste paranaense, afirma que o conhecimento transmitido no curso é de grande interesse quando se preciso ofertar o melhor serviço ao setor produtivo. “O produtor, chegando ao sindicato, vai buscar algo concreto. O que passamos para eles, não pode fugir das normativas. Tem que estar atualizado de acordo com as leis”, explica.

Ainda segundo o colaborador, a demanda em Ipiranga de pequenos produtores que buscam acesso a essas políticas públicas disponibilizadas com a DAP tem crescido nos últimos anos. Por isso, é fundamental que os funcionários à frente dos sindicatos estejam capacitados para instruir o produtor rural com informações atualizadas e precisas. “Que ele possa sair com um documento idôneo e correto, para ser apresentado nas diversas entidades que for preciso”, ressalta Silva.

O curso também atendeu sindicatos rurais que ainda não fazem a emissão da DAP, como é o caso do Sindicato Rural de Colombo. A colaboradora Debora Milani conta que houve uma mobilização para participar do curso e começar a emitir a documentação aos produtores do município. “A demanda veio do interesse em atender e, principalmente, proporcionar mais serviços aos nossos associados”, aponta.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio