Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso de liderança da FAEP transforma a realidade de produtor dos Campos Gerais

Fabiano Machado deixou o trabalho em Curitiba para assumir a propriedade da família e cargos no Sindicato Rural de Ponta Grossa e em cooperativas da região

Desde 2019, o curso “Liderança Rural” do Sistema FAEP/ SENAR-PR tem contribuído para o desenvolvimento de novos líderes no campo e fortalecido a representatividade dos produtores rurais do Paraná. Um exemplo dos resultados desta iniciativa é o ex-aluno Fabiano Pinheiro Machado, atual membro da diretoria do Sindicato Rural de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, além de integrante da diretoria da Coopagrícola e conselheiro fiscal da cooperativa Coonagro.

Mas quem vê Fabiano engajado nas três instituições nem imagina que sua trajetória profissional começou bem distante do campo. Apesar das origens na agricultura – filho de produtores rurais, praticamente cresceu na propriedade –, Machado foi estudar na capital e se formou em Relações Públicas. Em Curitiba, trabalhou com marketing, desenvolvendo mídias digitais junto às redes de shoppings. Contudo o cenário econômico turbulento do Brasil em meados de 2015, especialmente com relação ao futuro de sua profissão, o levou à decisão de voltar ao meio rural.

“Decidi retornar a Ponta Grossa para me envolver nos negócios da família e resgatar minhas afinidades com o campo, de onde eu estava distante desde a adolescência. Busquei apoio na cooperativa e comecei a fazer cursos do SENAR-PR. Primeiro fiz de inseminação e manejo de pastagem, porque lidamos com gado na fazenda. Depois, fiz muitos cursos em diversas áreas. Eu não sou perfil técnico, mas tenho que ter conhecimento para liderar”, destaca Machado, que coleciona capacitações do SENAR-PR, inclusive o Programa Empreendedor Rural (PER), em 2016.

Fabiano Pinheiro Machado, atual membro da diretoria do Sindicato Rural de Ponta Grossa, nos Campos Gerais

Em 2019, o produtor recebeu o convite para participar da turma-piloto do curso “Liderança Rural”, desenvolvido e organizado pela FAEP. “Foi transformador”, resume. Segundo Machado, a capacitação trouxe esclarecimentos e uma nova perspectiva, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Desde então, Machado também participou praticamente de todos os encontros regionais e estaduais de líderes rurais.

Assumindo a liderança

O seu perfil de liderança também resultou em convites no meio cooperativista. Em 2022, veio o convite para integrar a diretoria da Coopagrícola e, na sequência, ser conselheiro fiscal da Coonagro, uma associação de cooperativas do Paraná. Segundo o produtor, a experiência no cooperativismo proporcionou conhecimento técnico e ajudou a despertar uma consciência cooperativista mais ampla, sobre a importância da colaboração e da organização coletiva para o desenvolvimento sustentável da região.

Em cada uma das instituições, tenho oportunidades únicas de aprendizado e contribuição. Na Coonagro, estou absorvendo conhecimento e experiência valiosos. Na Coopagrícola, estou acompanhando a profissionalização da marca e tentando influenciar positivamente a mentalidade das pessoas.

Fabiano Pinheiro Machado, produtor rural e diretor do Sindicato Rural de Ponta Grossa

Em 2023, a convite do presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, Machado entrou para a chapa da diretoria eleita para comandar a entidade na gestão 2024/26. Segundo ele, fazer parte da diretoria do sindicato é uma extensão natural desse processo de crescimento. “Depois de tanto investimento que fizeram em mim, está na hora de retribuir”, aponta.

O líder rural ainda está conhecendo os detalhes e os desafios do novo trabalho, mas se sente confiante e preparado para a missão. “Eu sempre acompanhei a atuação política do sindicato. Tenho um perfil engajado politicamente. Quanto ao trabalho no campo, não vou ensinar um produtor rural a produzir, ele já sabe. Mas na gestão e na inovação eu posso ajudar”, conclui.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio