Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR seleciona instrutores para operação de tratores

Credenciamento deve ser realizado por envio de formulário e documentação conforme edital. Inscrições vão até 10 de abril

O SENAR-PR está com edital aberto para o credenciamento de novos instrutores para o curso “Operação e manutenção de tratores agrícolas”. Para participar da seleção é necessário ter formação em Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Mecânica ou Engenharia Florestal. Também são aceitas formações do tipo Tecnólogo em Mecanização Agrícola ou curso técnico profissionalizante em Agropecuária, Agricultura e Agrícola. Além disso, é necessário comprovar experiência em operações agrícolas mecanizadas. O prazo para inscrições termina no dia 10 de abril.

O credenciamento é restrito a pessoas jurídicas e os profissionais indicados devem possuir vínculo empregatício com as empresas. As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com o edital e anexos disponíveis na seção Editais no site do Sistema FAEP/SENAR-PR. O resultado da seleção será divulgado até 31 de julho.

O processo de credenciamento compreende as seguintes etapas eliminatórias: inscrições, seleção de currículos, prova técnica classificatória (via EaD), prova pedagógica classificatória (via EaD), capacitação técnica presencial e avaliação presencial técnico-pedagógica. Na última etapa, os profissionais indicados pelas empresas e aprovados nas fases anteriores deverão apresentar uma aula demonstrativa para avaliação dos conceitos apresentados na formação técnica, bem como o planejamento da ação docente. Os aprovados poderão ser convocados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.

Somente poderão ser credenciadas empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas não poderão participar da seleção.

Curso

O treinamento “Operação e manutenção de tratores agrícolas” vai capacitar produtores, trabalhadores rurais e demais profissionais do setor agrícola a empregar técnicas seguras na operação, regulagem e manutenção destes maquinários. A capacitação está de acordo com a Norma Reguladora (NR) 31.12, que rege sobre segurança no trabalho em máquinas, equipamentos e implementos, visando a tomada de decisões e a implementação de práticas adequadas e seguras no manuseio de tratores agrícolas.

Com carga horária de 40 horas, a formação abrange os seguintes conteúdos: legislação de segurança e saúde no trabalho e noções de legislação de trânsito; identificação das fontes geradoras dos riscos à integridade física e à saúde do trabalhador; noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina e implementos; medidas de controle dos riscos por meio de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamento de Proteção Individual (EPI); operação da máquina e implementos com segurança; inspeção, regulagem e manutenção com segurança; sinalização de segurança; procedimentos em situação de emergência; noções sobre prestação de primeiros socorros; e prática operacional.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio