Sistema FAEP/SENAR-PR

Curso de seguro rural abre turmas em junho

Interessados na formação do Sistema FAEP/SENAR-PR devem fazer a inscrição por meio do site da entidade

O Sistema FAEP/SENAR-PR está com inscrições abertas para novas turmas do curso “Seguro agrícola para grãos”. A formação, que trata da importância da ferramenta de gestão de riscos da contratação até o final da vigência da apólice, é voltada a todos os envolvidos na cadeia de seguros. Ou seja, estão aptos a participar produtores, funcionários de sindicatos rurais, funcionários de instituições financeiras, entre outros. O treinamento, com um total de seis horas-aula, é realizado de modo remoto e não tem custo.

Para se ter ideia da importância desse assunto aos agricultores paranaenses, o Estado é líder em contratações de seguro rural no Brasil, com quase 40 mil apólices em 2020 no âmbito do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) do governo federal. Isso permitiu cobrir uma área de mais de 2 milhões de hectares de soja, num valor segurado de R$ 7 bilhões.

“O seguro rural é uma bandeira histórica do campo paranaense. Esse curso tem ajudado os produtores e demais envolvidos a entenderem de forma mais completa como funciona esse instrumento crucial para minimizar as perdas”, pontua Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

“O curso tem tido uma demanda expressiva. Já foram 768 alunos que concluíram a formação. Inicialmente, foram abertas 15 turmas, mas com a procura alta, abrimos mais sete, totalizando 22 turmas”, relembra Luiz Eliezer Ferreira, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Agora, a ideia inicial é fazer uma turma por mês e um trabalho de nivelamento do conhecimento para, posteriormente, organizar grupos de diferentes níveis. Abrimos o processo de manifestação de interesse e a partir de junho teremos já os primeiros grupos nesse novo formato”, compartilha.

O curso é realizado de modo remoto, com aulas interativas por meio de videoconferências. Entre os conteúdos abordados estão pontos como o conceito de seguro agrícola, a participação do governo nesse processo, produtos adequados a cada necessidade, contratação da ferramenta e como proceder em caso de perdas. Outras questões abordadas são os tópicos sobre perícia (como é realizada, prazo para comunicação do sinistro e atuação de técnicos) e riscos cobertos e não cobertos.

Como participar

Os interessados em fazer o curso de seguro rural devem manifestar interesse clicando aqui. Após preencher o cadastro, basta esperar o contato do Sistema FAEP/SENAR-PR para saber em qual turma o participante será encaixado.

Leia mais notícias do agronegócio no Boletim Informativo.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio