Sistema FAEP/SENAR-PR
Imagem dividida ao meio com uma parte retratando o interior de uma granja de frangos e a outra metade com uma criação de suínos

Custos de produção de aves e suínos | Campo & Cia #178

Levantamentos feitos pelo Sistema FAEP no fim de 2023 apontam que tanto avicultores quanto suinocultores amargam prejuízos nas suas respectivas atividades. Confira os detalhes no episódio de hoje, com Nicolle Wilsek

A avicultura e a suinocultura fecharam o ano de 2023 com uma situação um pouco melhor do que nos últimos anos, mas ainda trabalhando no vermelho. As informações são do levantamento de custos de produção, realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, no fim do ano. O assunto é o tema do primeiro Campo & Cia deste ano, que conta com a participação da técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) da FAEP, Nicolle Wilsek.

Ouça e/ou baixe o episódio completo no player a seguir:

Nicolle apresenta ao longo do episódio quais são as principais diferenças em relação aos levantamentos anteriores. Pela primeira vez, os números foram reunidos levando em consideração as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) nas cadeias de frango e de suínos. “Com os resultados de cada Cadec nós construímos a publicação, para manter a série histórica, separados por região”, detalhou a técnica.

A entrevistada enfatizou que na avicultura apesar do sucesso da porteira para fora, mais uma vez os custos de produção fizeram com que os avicultores paranaenses fechassem o ano no vermelho. Ou seja, se alguém está ganhando dinheiro no setor, não é o produtor.

Já em relação aos suínos, os produtores seguiram, no ano passado, em uma caminhada rumo à saída da crise que assola a cadeia desde 2021. Apesar de melhorias no valor do animal pago pelas empresas integradoras, o resultado ainda está longe de ser lucrativo para os pecuaristas e, para se manter na atividade, suinocultores precisam queimar gordura, segurar investimentos e deixar de fazer algumas manutenções.

beenhere

Planilhas

Os interessados em consultar os números em detalhes das planilhas de custos podem acessar o material da avicultura e da suinocultura.

Edital aberto

A atração também trata de um edital para seleção de instrutores do SENAR-PR, para o curso “Trabalhador na operação e na manutenção de empilhadeira – Operador de empilhadeira”. Para mais informações sobre a quem é destinado o processo e como participar, acesse a área de editais do site do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio