Sistema FAEP

Dia de Campo de Solos leva manejo conservacionista ao produtor rural

Iniciativa do Sistema FAEP, por meio do Prosolo, promove eventos com foco prático em técnicas de conservação em diferentes regiões do Paraná

O Sistema FAEP vai promover, de agosto a outubro, quatro Dias de Campo voltados à conservação e ao manejo do solo. A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), para apresentar técnicas de conservação que possam ser aplicadas diretamente nas propriedades rurais. O foco é estimular a adoção de práticas conservacionistas que tragam ganhos produtivos e econômicos de forma sustentável.

Os Dias de Campo vão acontecer em Ponta Grossa, Cambé, Cianorte e Dois Vizinhos. A expectativa é receber 100 produtores e técnicos por edição. Cada evento será adaptado à realidade local, levando em conta aspectos como clima, características da produção agropecuária regional e estrutura disponível.

Com esta iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade no campo, levando soluções práticas e conhecimento técnico aos produtores, que podem aplicar diretamente na propriedade. Os Dias de Campo são uma ação que traduz, na prática, o compromisso do Sistema FAEP com o uso responsável dos recursos naturais, com foco em produtividade, rentabilidade e preservação para as futuras gerações.

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

A proposta é transformar os antigos seminários sobre conservação de solo e água em experiências de campo, com linguagem acessível e conexão direta com a realidade do meio rural. “É uma forma inovadora de apresentar os trabalhos do Prosolo e reforçar a importância do manejo conservacionista. Ao levar o conteúdo para o campo, conseguimos mostrar na prática como essas técnicas funcionam e os impactos positivos na produtividade e na preservação ambiental”, explica Catherine Machulek, técnica do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP.

Cada evento contará com estações temáticas, organizadas em parceria com pesquisadores do Prosolo, com conteúdos atualizados e diretamente relacionados às demandas do setor agropecuário. Os temas envolvem a intensificação sustentável da produção, avaliação da qualidade física e biológica do solo, qualidade do Sistema de Plantio Direto (SPD), Zoneamento Agrícola de Risco Climático em Níveis de Manejo (Zarc-NM) e apresentação de resultados de pesquisas aplicadas.

Programação

O primeiro Dia de Campo será realizado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no dia 26 de agosto, dentro da programação do 5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável, na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entre os destaques, estão temas como o uso de microparcelas para avaliação da precipitação, aplicação de microrganismos na melhoria da estrutura e fertilidade do solo, integração de terraços e plantio direto no controle da erosão e monitoramento hidrosedimentológico em bacias hidrográficas.

As próximas edições estão previstas para Cambé, na região Norte, em 2 de setembro; Cianorte, no Noroeste, em 4 de setembro; e Dois Vizinhos, no Sudoeste, em data a definir.

Os convites serão encaminhados aos sindicatos rurais, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a cooperativas e instituições de ensino das regiões. As inscrições poderão ser feitas pela internet ou presencialmente no dia do evento.

Inscrições

MunicípioDataEndereçoLink para inscrição
Ponta Grossa26 de agostoFazenda Escola
Capão da Onça
(UEPG)
Inscrição
Cambé02 de setembroRodovia João Tavares
da Silva, PR 455,
entre Km 96 e Km 97
Inscrição
Cianorte04 de setembroEstrada Rural Cajuru
Inscrição

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP.

Comentar

Boletim no Rádio