Sistema FAEP

Dia de Campo de Solos reúne dezenas de produtores em Ponta Grossa

Sistema FAEP vai promover mais três edições do evento voltados à conservação deste patrimônio rural fundamental para o futuro da agropecuária

O Sistema FAEP promoveu o primeiro Dia de Campo de Solos voltado à conservação e manejo de patrimônio rural, nesta terça-feira (26), na fazenda escola Capão da Onça, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O evento reuniu 81 participantes e fez parte do 5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável, promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG) em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o Sistema FAEP.

Evento reuniu 81 pessoas na Fazenda Escola Capão da Onça

“O solo é o maior patrimônio do produtor rural, que atua na agricultura, pecuária ou qualquer atividade produtiva. Cuidar bem é fundamental para produzir em quantidade e qualidade. Afinal, um solo bem cuidado significa mais água disponível, menores gastos com insumos, mais segurança e menos dor de cabeça para o produtor”, observa o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas, a adesão à iniciativa demonstra uma preocupação dos produtores com as boas práticas de campo e as vantagens de um solo bem manejado. “O solo é um ativo do produtor rural, assim como o conhecimento. Quando a gente alia o conhecimento a pesquisa desenvolvida por uma universidade, nós temos a certeza de um futuro melhor”, afirmou.

Gustavo Ribas, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa

O consultor agrícola Rodrigo Hoinatski, de Porto Amazonas, participou do evento em busca de conhecimento técnico e saiu satisfeito da experiência. “Trabalho com produtores com áreas grandes e pequenas, gente com informação e outros um pouco menos. Mas, de uma forma geral, o que aprendi vou conseguir implantar nas propriedades”, destacou.

Para o diretor técnico da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), Adriel da Fonseca, o Dia de Campo promovido pelo Sistema FAEP destacou o manejo e a conservação do solo e da água como limitantes à sustentabilidade da produção agropecuária, trazendo um alerta aos produtores rurais.

“O evento abordou as estratégias de ponto de vista teórico e os participantes puderam observar diretamente o que é uma área bem manejada, qual o papel da cobertura de solo, dos terraços e das técnicas conservacionistas de modo geral”, resumiu.

Próximos eventos

Os próximos eventos serão realizados em Cambé, na região Norte, no dia 2 de setembro; em Cianorte, no Noroeste, no dia 4 do mesmo mês; e em Dois Vizinhos, no Sudoeste, em 30 de outubro. Para participar, basta entrar em contato com o sindicato rural local ou acessar os links abaixo.

Segundo a técnica Catherine Machulek, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, esse formato de Dia de Campo permite que os conteúdos do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) sejam abordados de forma prática e acessível. “A intenção do Sistema FAEP é que o produtor possa ver, na prática, esses conhecimentos técnicos gerados pelas pesquisas e, principalmente, leve a técnica e o tipo de manejo para a realidade dele”, explica.

Catherine
A técnica Catherine Machulek, do Sistema FAEP: conteúdos abordados de forma acessível

Cada Dia de Campo é dividido em quatro estações dispostas em sequência para que os participantes possam ter contato com diferentes aspectos do manejo conservacionista de solo. A primeira estação tem como tema: “Microbiologia do solo: da ecologia à prática agrícola”; a segunda estação trata da conservação do solo e da água no Sistema de Plantio Direto (SPD); na sequência os participantes passam pela estação com o tema “Terraços e Plantio Direto: Integração de Estrutura e Sustentabilidade no Controle da Erosão”; por fim, a quarta estação aborda o “Monitoramento e Modelagem dos Processos Hidrossedimentológicos na Orientação de Ações Suscetíveis em Bacias Hidrográficas do Paraná”.

Novas técnicas e tecnologias apresentadas já podem ser levadas para a prática de campo
beenhere

Prosolo

O Prosolo foi criado por iniciativa do Sistema FAEP para conscientizar a classe rural paranaense sobre a necessidade de adotar boas práticas conservacionistas para combater a erosão e preservar os cursos d’água. O programa alia pesquisa científica e capacitação técnica para levar a campo informação qualificada e orientações práticas sobre o tema.

Criado em 2016 por meio do Decreto Estadual 4.966, o Prosolo já capacitou centenas de profissionais para elaboração de projetos de conservação de solo e água nas propriedades rurais. Também está em consonância com a Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada (Rede AgroParaná) cujas pesquisas junto a seis mesorregiões do Paraná trouxeram dados inéditos sobre o manejo e a conservação do solo e dos recursos hídricos. Em junho deste ano a Rede AgroParaná lançou o segundo volume do livro “Manejo e Conservação de Solo e Água”, que compila os resultados das pesquisas de campo realizadas no âmbito de atuação do programa.

Confira os próximos eventos

MunicípioDataEndereçoLink para inscrição
Cambé02 de setembroRodovia João Tavares
da Silva, PR 455,
entre Km 96 e Km 97
Inscrição
Cianorte04 de setembroEstrada Rural Cajuru
Inscrição
Dois Vizinhos30 de outubroA definirA definir

Relações com a Imprensa

O Departamento do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio