Sistema FAEP/SENAR-PR

Efeito dominó

Os efeitos dos bloqueios das estradas na cadeia da avicultura

As imagens do leite escorrendo pelo ralo do resfriador da granja, despejado em ruas ou rodovias, a morte por inanição de frangos em aviários ou de suínos, causaram grande impacto na população.  Mas não formam o cenário completo dos efeitos causados pelo súbito rompimento da logística que encadeia o ciclo de produção de leite, frangos e suínos nos estados sul, seus maiores produtores.

O acúmulo de erros da política econômica durante o primeiro governo da presidente Rousseff estão multiplicando efeitos devastadores em todos os setores e no bolso dos contribuintes brasileiros. A revolta dos caminhoneiros demonstrada nos bloqueios de rodovias é a mais recente expressão desse quadro de incertezas. O alvo deles nesse movimento era Brasília, mas atingiram muitos daqueles que usam suas carrocerias como parte importante da produção. Entre eles, os milhares de avicultores que atuam como fornecedores desse importante segmento de proteína animal.

Quem enche a boca d’água ao olhar frangos recheados dando incessantes piruetas em assadeiras, não imagina que para acontecer essa cena, há um complexo conjunto agroindustrial que funciona ininterruptamente, 24 horas por dia.

A médica-veterinária Ariana Weiss Sera, do Departamento Técnico Econômico (DTE), explica o ciclo de vida de um frango de corte, do ovo ao frigorífico:

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio