Sistema FAEP/SENAR-PR

Em 2023, PSS fomenta 11 iniciativas pela sustentabilidade sindical

Programa criado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR foca em ações junto aos elos do setor agropecuário, em uma estratégia que já acumula resultados práticos

Uma das prioridades do Sistema FAEP/SENAR-PR para 2023, o Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) terá 11 iniciativas ao longo do ano, com os objetivos de ampliar a coesão da agropecuária estadual e fortalecer os sindicatos rurais e a representatividade do setor. Entre as atividades programadas estão os Encontros Regionais de Liderança Rural e as consultorias personalizadas prestadas a sindicatos e a comissões locais de mulheres. Lançado em 2018, o PSS vem provocando resultados práticos em todo o Paraná.

“O PSS tem provocado mudanças significativas em todas as regiões do Estado. Com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical [imposta pela Reforma Trabalhista de 2017], os sindicatos tiveram que pensar em estratégias para continuar atuando com autonomia. O nosso programa tem fornecido ferramentas para que essa transformação ocorra”, ressalta o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Novidades

Dentre as ações previstas, duas são novidades. Uma delas é a criação de uma comissão de jovens, que deve funcionar nos moldes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). A proposta é atrair as novas gerações para o sistema de representatividade, pensando na formação de novas lideranças e de olho na continuidade da força do setor agropecuário. A formatação dessa iniciativa está em andamento e os detalhes devem ser apresentados ainda no primeiro semestre.

“Os jovens são um público do qual precisamos nos aproximar, afinal, eles são o futuro das entidades e das propriedades rurais. Vamos fomentar a participação deles, desenvolvendo ações estratégicas para que possam estar conosco”, define João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Outra novidade ocorreu em março: o 1º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais. Com a participação de mais de 180 pessoas, o evento apresentou o mapa organizacional e estratégico do Sistema FAEP/SENAR-PR, além de ter enfatizado os programas e cursos do SENAR-PR e as ações do PSS. Além disso, os gestores e mobilizadores dos sindicatos rurais também participaram de um treinamento de técnicas de vendas e negociação, ministrado pela Conquer Business School, para que estejam mais aptos a estimular a participação dos agropecuaristas nas capacitações.

“O foco é estimulá-los e dar ferramentas para que consigam trazer cada vez mais produtores para o sistema de representatividade, fazendo cursos e participando dos programas”, disse o gerente do Departamento de Planejamento e Controle do Sistema FAEP/SENAR-PR, Henrique Gonçalves Salles.

Outras ações

O PSS também manterá o foco em outras ações que já vêm sendo realizadas com êxito. Entre elas, está o programa Liderança Rural, desenvolvido em duas fases e que conta com um módulo internacional. Os cursos focam em temas como relacionamentos interpessoais, análise de perfis e estilos de liderança, além de estimularem os participantes a pensar em estratégias práticas para serem aplicadas em seus respectivos sindicatos rurais. O programa é oferecido com apoio do Sebrae-PR.

Outra iniciativa é o workshop Agro Pro – Produtor Protagonista, que tem novas turmas previstas para 2023. O projeto mobiliza os participantes para o enfrentamento de desafios coletivos e os orienta sobre o sistema de representatividade rural e sua importância para o setor.

O Sistema FAEP/SENAR-PR também vai continuar prestando apoio direto às entidades: 70 sindicatos e 50 comissões locais de mulheres devem receber consultoria personalizada ao longo deste ano.

add_circle

Veja as ações do PSS para 2023

1 – Apoio às comissões de mulheres
2 – Programa Liderança Rural – Fase 1
3 – Workshop Agro Pro – Produtor Protagonista
4 – Programa Liderança Rural – Fase 2
5 – Programa de Liderança Rural – Fase internacional
6 – Encontros Regionais de Liderança Rural
7 – Consultorias a sindicatos e comissões de mulheres
8 – Capacitação de diretores e colaboradores de sindicatos
9 – Encontro Estadual de Líderes Rurais
10 – Encontro de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais
11 – Criação de comissões de jovens

Toledo: planejamento com começo, meio e fim

O Sindicato Rural de Toledo já tinha participado de ações do PSS, quando, em maio de 2021, decidiu dar um passo adiante: passou a receber consultorias, dentro da proposta do programa. Desde então, o sindicato pôde otimizar seus processos de trabalho, a partir da organização de um plano de ação, que permitiu o crescimento de forma sustentável.

“A cada dois ou três meses, o consultor nos visita. Vemos onde evoluímos e o que precisamos melhorar. É um plano que ajuda a direcionarmos as nossas ações. Temos evoluído muito a partir disso”, conta a secretária-executiva Tatiane Lodi.

Para elaborar o plano de ação, o sindicato contou com o apoio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que preparou uma pesquisa aplicada junto a mais de 300 produtores rurais. Com base nas respostas, a entidade definiu prioridades e traçou estratégias para avançar em cada área.

“Nossos produtores demonstraram muito interesse, por exemplo, em sucessão familiar. Também teve demandas relacionadas a direitos trabalhistas e aposentadoria”, diz Tatiane. Depois disso, o sindicato passou a disponibilizar uma advogada, que fica na sede uma vez por semana, para tirar dúvidas jurídicas de associados.

Outro ponto observado na pesquisa diz respeito à segurança. A entidade fez uma parceria com a Polícia Militar (PM), que já deu palestras aos produtores e está em vias de montar a segunda Patrulha Rural do município. Além disso, o sindicato tem sua comissão local de mulheres e inovou ao lançar uma comissão de jovens. Paralelamente, a entidade reformulou seu site, disponibilizando notícias e cotações, além de informações institucionais.

Outro salto considerável ocorreu em março de 2022, quando o Sindicato Rural de Toledo inaugurou sua nova sede, em uma solenidade que reuniu mais de 250 pessoas. Orçado em R$ 3 milhões, o prédio de dois pavimentos tem dez salas, um espaço de reunião e treinamento e uma cozinha industrial equipada para receber cursos do SENAR-PR. Outro destaque é um auditório, com capacidade para 150 pessoas. O sindicato, hoje, conta com 782 associados e nove funcionários fixos.

“Antes, nossa sede ficava no centro, não tinha onde estacionar. Agora, o nosso prédio virou uma referência na cidade. Nosso sindicato também virou uma referência para cursos. Somos a casa do produtor”, define Tatiane. “O PSS tem tudo a ver com os nossos avanços. O programa trouxe um planejamento estruturado, com começo, meio e fim. Sabemos o que fazer e para onde vamos”, disse.

Bituruna: sindicato gerido como uma empresa

O Sindicato Rural de Bituruna abraçou o PSS assim que o programa foi lançado. Ainda em 2018, a entidade levou para o município uma turma do programa Liderança Rural. Além de diretores do sindicato, funcionários e produtores rurais da região também participaram.

A partir disso, a entidade deflagrou uma série de iniciativas que culminou na ampliação da atuação sindical e no aumento do número de associados. “Aquilo abriu a cabeça da gente. Hoje, nós tocamos o sindicato como uma empresa”, resume o gestor da entidade, Ronnie Roque Venturin.

Na esteira das ações do PSS, o sindicato passou a investir em comunicação. Uma empresa de publicidade foi contratada, para preparar peças de divulgação de cursos e de outras iniciativas da entidade nas redes sociais, com foco no Instagram e no Facebook. Além disso, o sindicato também aposta na criação de grupos de WhatsApp para divulgar suas ações, o que permite chegar até o produtor rural.

De forma estratégica, o sindicato passou a trabalhar com metas por área, como forma de ampliar oferta de cursos, de aumentar o número de associados e de reuniões organizadas, além de melhorar serviços. “Se não batemos as metas, temos que justificar, para que possamos entender os motivos”, aponta Venturin. Com base nessas ferramentas de gestão, a entidade realizou 101 cursos do SENAR-PR em 2022, aumento de 25% em relação ao ano anterior. Na reunião de prestação de contas, o sindicato reuniu mais de 300 produtores – em um evento que contou com jantar dançante e sorteio de brindes.

“Procuramos sempre melhorar, colocar novas metas. Em março, lançamos um desafio: fechar quatro cursos de informática. Na metade do mês, já tínhamos conseguido”, conta Venturin. Além disso, a entidade otimizou a destinação de seu patrimônio. O sindicato tem cinco casas para aluguel, que garantem uma renda mensal fixa. Além disso, outras salas da sede também foram locadas para empresas de consultoria e engenharia. “O PSS deu parâmetros de atuação, um norte. Isso tem feito a gente melhorar e trazer mais produtores para o sistema sindical”, conclui o gestor da entidade.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio