Sistema FAEP/SENAR-PR

Empreendedor Rural reuniu produtores e autoridades em reconhecimento aos dez anos do programa e às duas décadas do SENAR-PR

A solenidade de premiação do Empreendedor Rural 2012 foi além da homenagem aos autores de projetos elaborados durante o ano. O evento também marcou os dez anos de implantação do programa e os 20 anos de criação do SENAR-PR, um de seus idealizadores em parceria com

Sebrae-PR, Fetaep e FAEP.


Em reconhecimento à importância da data, a cerimônia, realizada no Expo Trade Pinhais, reuniu cerca de 4.500 pessoas, entre empreendedores, líderes rurais, jovens agricultores aprendizes, participantes do Mulher Atual, presidentes e diretores dos sindicatos patronais e de trabalhadores rurais de todo o estado, bem como diretores e colaboradores do Sistema FAEP, Sebrae-PR, Fetaep e políticos.


Os participantes puderam visitar estandes de empreendedores que já implantaram seus projetos, consistindo em uma oportunidade para a troca de experiências entre os produtores paranaenses. Também assistiram a palestras e a uma apresentação musical.


No início da solenidade, o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, destacou que ao longo de duas décadas o SENAR-PR foi responsável por uma fatia do ganho de produtividade nacional. "Nestes 20 anos foram mais de dois milhões e 200 mil atendimentos e um milhão e cem mil pessoas capacitadas nas mais diversas atividades rurais, desde as mais simples até aquelas que requerem curso superior."


Lembrou ainda que mais de 18 mil trabalhadores e produtores rurais já receberam certificado do programa em dez anos. "Estes empreendedores, estes líderes sindicais, estes técnicos e parceiros estão fazendo projetos pensados, com as novas tecnologias, com o conhecimento que têm do mundo, e importantes ao desenvolvimento de nosso país", afirmou.


O presidente do Conselho do Sebrae-PR, Jeferson Nogaroli, afirmou que o programa é "uma importante ferramenta para os empreendedores rurais agregarem valor e produzirem riquezas. Esse curso é um passo a mais ao sucesso, e quem quer encontra o caminho".


Na sequência o presidente da Fetaep, Ademir Müeller, parabenizou todos os produtores pelo trabalho e pelos projetos realizados, lembrando a importância da atividade para abastecer o mercado interno e às exportações. "O Programa Empreendedor Rural permite uma visão mais real do setor, com investimentos melhor alocados em tecnologia e na administração das propriedades no campo", ressaltou.


A bancada paranaense no Congresso Federal foi representada pelo deputado Osmar Serraglio, que citou o Brasil como o maior exportador mundial de carne bovina e de frango, de açúcar, álcool e suco de laranja. "Os empreendedores rurais, com seu trabalho de sol a sol, são peças fundamentais na sustentação do país, que é o celeiro do mundo. Isso impulsiona a agricultura e o agronegócio."


Para a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), "este é um evento de educação, de conhecimento, e isso faz o brasileiro ter a oportunidade de crescer, de vencer. Parabéns, Ágide, porque o Empreendedor Rural é copiado no Brasil pela eficiência no Paraná".


A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, também esteve presente ao evento. Ela comentou o orgulho de ser paranaense e de fazer parte de uma família de produtores. "Me dedico ao desenvolvimento da agricultura, com apoio total da presidenta Dilma Rousseff. A agricultura gera umterço das exportações brasileiras, é um setor estratégico para o país, por isso o governo está elaborando um plano integrado de desenvolvimento que reúne vários ministérios e a participação de todos os setores produtivos. Não é um plano de gabinete", salientou.


Já o governador Beto Richa citou o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, como um "grande líder do setor rural do Paraná e do Brasil, com um trabalho competente na agricultura. E é um sucesso testemunhar o sucesso desse encontro de produtores rurais e de um programa de capacitação e desenvolvimento de lideranças. O talento de vocês à atividade produtiva recompensa toda a sociedade".


DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio