Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro de liderança rural conclama 2,5 mil produtores a assumirem protagonismo

Série de encontros percorreu dez municípios do Paraná ao longo de junhou e fez convocação a produtores rurais a se desenvolverem e a assumir o protagonismo do setor

O Sistema FAEP/SENAR-PR encerrou, no dia 30 de junho, a série de encontros “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, levada ao campo em parceria com o Sebrae-PR. Realizada em dez municípios de regiões diversas, o evento soou como um convite aos produtores rurais a assumirem um papel de protagonismo e se unirem pelo desenvolvimento do setor agropecuário. A mobilização também impressionou pelas dimensões: foram mais de 2,5 mil participantes, o que demonstra o interesse dos agricultores e pecuaristas de todas as regiões do Estado em participar dos processos de tomadas de decisão de temas relativos ao agronegócio. E o foco na liderança não deve parar por aí.

Ao longo dos encontros, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou a importância do fortalecimento da cadeia formada por sindicatos rurais, que captam as demandas locais dos produtores; pela FAEP, que faz a representação política do setor em âmbito estadual; e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que exerce esse papel nacionalmente. Nesse sentido, Meneguette conclamou os produtores rurais a se desenvolverem de forma constante, para estarem aptos a exercer papeis de liderança, contribuindo para o avanço do setor.

“O sistema sindical precisa ser forte desde sua base. Para isso, precisa contar com a participação ativa dos produtores rurais. Para essa base ser ativa, precisamos de líderes preparados, capazes de fazer o setor ser ouvido e ter suas demandas atendidas. Criar essa base foi o grande propósito dessa série de encontros”, definiu Meneguette. “A participação acima do que prevíamos mostra o interesse que o produtor tem nessa atuação. E isso é muito positivo. Ou nos aperfeiçoamos, ou ficamos para trás. E esse aperfeiçoamento precisa ser constante”, ressaltou.

Em Londrina, 355 pessoas participaram do evento, o recorde de público entre todos os encontros

A série de eventos faz parte do Programa Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em 2018, como forma de estimular que os sindicatos rurais busquem alternativas para se manterem ativos e com fontes de renda, após o fim da contribuição sindical compulsória. Uma das ações do PSS é a ênfase na formação de novos líderes. Para isso, o Sistema FAEP/SENAR-PR conta com a parceria do Sebrae-PR, que vem prestando apoio técnico na formatação de cursos de desenvolvimento e liderança voltados aos produtores rurais. A convergência entre as duas entidades foi celebrada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Fernando Moraes.

“O Sebrae-PR e o Sistema FAEP/SENAR-PR têm mais de 20 anos de parceria. Agora, estamos nos focando na questão da liderança rural, reforçando essas conexões”, disse Moraes, em discurso no evento realizado em Londrina, no Norte do Paraná. “Como foi bom ver a FAEP e o SENAR-PR promovendo este encontro. Vi muitas mulheres e muitos jovens e isso é de extrema importância para o setor rural. Estamos todos no caminho certo”, observou.

Palestra

Os encontros contaram com uma apresentação dividida em duas partes, feita pelo palestrante Luciano Salamacha. De forma dinâmica, ele abordou como a união e a cooperação entre as pessoas foi determinante para o desenvolvimento e a evolução da humanidade, desde os tempos mais remotos. Neste sentido, Salamacha destacou a importância de se ter líderes aptos e preparados e de o setor estar coeso para conseguir defender seus interesses e se tornar mais forte.

“O ser humano evoluiu e percebeu que poderíamos dominar toda a natureza se andássemos juntos. Desde então, sempre estamos buscando nos unir”, ensinou. “Hoje, não é diferente. Os produtores, juntos, são mais fortes. Basta ver as conquistas obtidas por meio do sistema sindical. Quando muitos pensaram ser impossível, o Paraná foi lá e fez. Com união”, definiu.

Castro, nos Campos Gerais, foi um dos locais que receberam os 10 encontros ao longo de junho

Imersão

Para estimular os participantes, os encontros “Liderança Rural – Cultivando Conexões” promoveram uma imersão, a partir de espaços temáticos. No ambiente “Representatividade”, os convidados se dividiram em grupos e, a partir de um jogo de tabuleiro desenvolvido pelo PSS, interagiram em uma dinâmica que detalhou o funcionamento do sistema sindical. O consultor do programa, Claudinei Alves, observou que a maioria das pessoas chegava com um entendimento superficial da estrutura de representatividade, mas saía com informações do processo de tomada de decisão.

“Nós não aprendemos isso na escola. Não fomos educados para esse modelo em que a sociedade funciona por meio da representatividade das entidades. O que observamos é que os participantes saíram com uma manifestação positiva, de que muitos pontos foram esclarecidos e, o mais importante, abriram o interesse de se aprofundar mais e de participar mais ativamente no sistema sindical”, apontou.

No espaço “Conquistas”, os produtores rurais puderam ter exemplos práticos de como toda a articulação e o fortalecimento do sistema sindical implicam em ganhos diretos. Um desses exemplos é a estruturação do sistema sanitário, que culminou com o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação. Outra conquista foi a sanção do Novo Código Florestal, que só foi votado após ampla pressão coordenada pela FAEP e pelos sindicatos rurais.

Nesse espaço, os próprios participantes puderam dar depoimentos de como essas vitórias impactaram positivamente o setor rural ou tirar dúvidas em relação a temas diversos. Para o coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Jefrey Albers, a dinâmica atuou em duas frentes: para que os jovens conheçam o processo que esteve por trás de políticas públicas ou de conquistas que hoje estão consolidadas; e para que produtores rurais pudessem recordar dessas lutas.

Série de encontros realizada em dez municípios do Paraná conclama produtores rurais a se desenvolverem e a assumir o protagonismo do setor
São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi palco do evento de encerramento da série de encontros

“Por um lado, mantivemos a memória viva de que os produtores, hoje, têm uma condição melhor do que no passado, porque houve uma intercessão que provocou uma mudança positiva lá atrás. Por outro, o objetivo também foi mostrar aos jovens que estão chegando ao setor agropecuário pelo processo de sucessão familiar que tudo que eles encontram hoje no campo foi fruto de um caminho trilhado conjuntamente, a partir dessa união de forças no campo”, disse Albers.

No ambiente “Aprendizagem”, o foco foi o conhecimento. Uma dinâmica fez com que os participantes refletissem sobre a necessidade de se aperfeiçoarem de forma constante. Na avaliação do gerente do Departamento de Planejamento e Controle do Sistema FAEP/SENAR-PR, Henrique Gonçalves, em muitos casos, os cursos e treinamentos têm sido a porta de entrada para o sistema sindical. São mais de 250 capacitações gratuitas, com certificado (a lista completa está no site sistemafaep.org.br/cursos).

“Tivemos depoimentos de produtores e familiares que começaram a participar do setor a partir de programas como o JAA [Jovem Agricultor Aprendiz], Mulher Atual e Empreendedor Rural. A partir disso, se aproximaram dos sindicatos e do sistema, percebendo que podem atuar como líderes, como representantes dos produtores”, disse. “O movimento de mulheres, que tem crescido muito, muitas participantes saíram do Mulher Atual”, apontou.

Eventos reuniram mais de 2,5 mil pessoas

As andanças da série de encontros “Liderança Rural – Cultivando Conexões” por dez cidade do Paraná, ao longo de junho, reuniram mais de 2,5 mil pessoas. Cada evento, principalmente por conta do público, teve características próprias.

Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, com a participação de 280 pessoas, deu o pontapé inicial na série de eventos que percorreram todas as regiões do Estado. O encontro em Campo Mourão contou com autoridades políticas da região Centro Ocidental do Paraná. Cianorte, por sua vez, foi o palco do quarto encontro com pessoas de 33 municípios da região, entre produtores rurais, famílias e lideranças locais.

Na terceira semana, o evento realizado em Londrina, no Norte do Paraná, teve o público recorde: 355 pessoas. Já Santo Antônio da Platina foi o primeiro encontro de proporções regionais sobre o tema promovido no Norte Pioneiro. A conferência reuniu 150 participantes, provenientes de municípios de toda a região.

Na última semana de junho, os encontros percorreram Guarapuava e Castro. O encerramento da série ocorreu em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde, além de produtores rurais, colaboradores do Sistema FAEP/SENAR-PR participaram das palestras e dinâmicas.

Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, recebeu pela primeira vez na história um evento de liderança rural

Curso de Liderança Rural terá 30 turmas em 2022

Quem tem interesse em dar continuidade no desenvolvimento das competências necessárias para ser um bom líder, pode procurar o sindicato rural mais próximo e se inscrever em uma turma do curso “Liderança Rural”, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria como Sebrae-PR. A capacitação é mais uma etapa para estimular o surgimento de novas lideranças no meio rural paranaense.

Segundo a técnica do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, Kelli Cardoso, o curso é voltado a produtores rurais maiores de 18 anos associados dos sindicatos rurais que tenham o desejo de exercer a liderança. “Esse curso traz benefícios na parte pessoal e para a propriedade, na maneira de lidar com os colaboradores, como também trabalha habilidades para exercer a liderança no seu município”, afirma.

A iniciativa faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS) criado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR com o intuito de fortalecer os sindicatos rurais e favorecer o surgimento de novos protagonistas no campo.

Este ano serão realizadas 30 turmas com 25 participantes cada uma. O curso tem carga horária de 24 horas dividida em três dias de oito horas, sendo dois dias na primeira etapa e um dia na segunda etapa do treinamento. As inscrições são feitas exclusivamente nos sindicatos rurais. Basta procurar a instituição mais próxima e perguntar pela próxima turma do curso de Liderança Rural. Para mais informações, basta ligar no Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR no telefone (41) 2169-7963 ou pelo WhatsApp (41) 98876-8738.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio