Sistema FAEP/SENAR-PR

Último encontro de líderes rurais reúne 190 pessoas em São José dos Pinhais

Evento na Região Metropolitana de Curitiba marcou o encerramento da jornada que percorreu o Paraná em junho. No total, mais de 2,5 mil pessoas foram mobilizadas

O encerramento do encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR, aconteceu nesta quinta-feira (30) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O evento reuniu 190 pessoas, provindas de diversos municípios da RMC, que tiveram a oportunidade de estreitar laços e identificar os desafios para a formação de novas lideranças e fortalecimento do sistema sindical. Ao todo, foram realizados 10 eventos, que percorreram todas as regiões do Paraná, mobilizando mais de 2,5 mil produtores rurais, famílias, lideranças locais e autoridades do agronegócio.

EVENTOS: confira a cobertura dos eventos em Pato Branco, Cascavel, Campo Mourão, Cianorte, Maringá, Londrina, Santo Antônio da Platina, Guarapuava e Castro.

Em seus discursos, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, e o diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, citaram o Programa Empreendedor Rural (PER) como precursor da parceria entre as entidades em prol do desenvolvimento do produtor rural.

“Quando criamos o PER [em 2003], queríamos ajudar a melhorar a gestão das propriedades. Dentro daquele trabalho, muitos sindicatos que estavam apáticos, com o treinamento feito, reativaram sua força e melhoraram sua atuação com excelência”, relembrou Meneguette. “A FAEP é a única federação que está fazendo esse trabalho de pensar na sustentabilidade dos sindicatos e na preparação dos produtores rurais. Temos uma parceria há mais de 20 anos, que começou com o PER, e agora continua com esse programa de lideranças”, complementou Tioqueta.

Ainda, Meneguette usou como exemplo o lançamento do Plano Safra 2022/23, que disponibilizou o maior montante da história, para reforçar a importância da implantação de políticas econômicas para o setor produtivo. “Nós vivemos um mercado de incertezas porque não fazemos preço. Precisamos estar reunidos para defender nossa classe. E, para isso, o sistema sindical rural é o único representante legal, com amparo na Lei e na Constituição. Todo mundo precisa se organizar cada vez mais para que, juntos, possamos fazer valer nossos interesses”, afirmou.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR também avaliou os encontros como um espaço de aprendizado sobre as ações do sistema sindical, ampliando a comunicação entre os elos do setor. “Temos que exercer o nosso poder e nos organizar para melhorar o conhecimento. Precisamos nos atualizar sobre o que está acontecendo e o que precisamos fazer em defesa do setor”, mencionou. “Não adianta termos uma federação com articulação política e uma equipe técnica de excelência se não tivermos sindicatos fortes e atuantes. Esse é o nosso grande objetivo”, concluiu.

Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae-PR

Para exemplificar o papel do sistema sindical, o presidente do Sindicato Rural de São José dos Pinhais, Paulo da Nova, destacou as ações e conquistas dos sindicatos rurais em prol dos agricultores e pecuaristas. “O sistema sindical protege a todos. Mas, para funcionar, precisamos da participação dos produtores rurais”, frisou. “Os sindicatos rurais fazem com que o ecossistema seja mais forte junto com as pessoas”, finalizou o diretor superintendente do Sebrae-PR.

Paulo da Nova, presidente do Sindicato Rural de São José dos Pinhais

Programação

Na abertura do evento, após os discursos das autoridades, os participantes assistiram a uma palestra de Luciano Salamacha, que trouxe uma reflexão sobre como a união entre as pessoas foi determinante para o desenvolvimento da humanidade. Na sequência, divididos em grupos, todos foram convidados a passar pela “Jornada do Conhecimento”, composta por três espaços temáticos: Representatividade, Conquistas e Aprendizagem.

De forma complementar, cada um dos ambientes abordou diferentes aspectos do sistema sindical e destacou pontos fundamentais para o processo de formação de um líder. O espaço “Representatividade” promoveu uma reflexão sobre o funcionamento do sistema sindical e como se dá a atuação política a partir da captação de demandas locais por meio dos sindicatos rurais.

O ambiente “Conquistas”, por meio de exemplos concretos, mostrou como essa articulação traz resultados, que são marcos na história do Sistema FAEP/SENAR-PR. Já no espaço “Aprendizagem”, os participantes puderam trocar experiências e estreitar laços, além de conhecerem melhor a atuação do SENAR-PR que, por meio da capacitação profissional e pessoal, mantém a pujança do setor agropecuário.

Após a dinâmica, o palestrante Salamacha deixou uma mensagem ao público sobre o propósito de um líder. “Sempre me perguntam o que é um líder e esperam uma resposta sofisticada. Mas, na verdade, é muito simples. Ser líder é gerir seres humanos. É ser verdadeiro. Líder é aquele que serve e que ajuda. Não precisa de cargo, mas de atitude”, avaliou.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio