Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro de lideranças rurais reúne 4 mil produtores paranaenses

Ao longo do dia, lideranças rurais tiveram imersão em temas relacionados ao despertar do protagonismo e engajamento nas causas da agropecuária paranaense

Mais de 4 mil produtores rurais participaram, nesta sexta-feira (2), do Encontro Estadual de Líderes Rurais, realizado no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Foi o maior evento presencial promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR após o fim das medidas de isolamento social decretadas em razão da pandemia do novo coronavírus. A programação incluiu palestras técnicas, que contemplam informações qualificadas sobre o setor agropecuário, e apresentações culturais, como o show da dupla Fernando & Sorocaba.

No discurso de abertura, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou a importância da liderança para o setor agropecuário e do sistema de representatividade – consolidado pelo elo entre produtores, sindicatos rurais e a Federação. Como exemplo, ele mencionou o episódio recente, em que o governo do Paraná enviou à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, um projeto que criava um fundo de infraestrutura, a partir da taxação de produtos do agronegócio. Com a rápida mobilização do setor, o governo voltou atrás e retirou a urgência da tramitação. Com isso, o setor agropecuário vai poder se articular e se posicionar pela retirada definitiva da proposta.

“Este episódio é exemplar para mostrar o quanto é importante o esforço que o Sistema FAEP e os sindicatos rurais fazem para se manterem vigilantes. É assim que conseguimos enfrentar incidentes como este, que podem nos custar uma penca de dinheiro”, disse Meneguette. Ele também mencionou outras conquistas concretizadas a partir da união do setor. Ao longo de seu discurso, o líder rural também pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do deslizamento de terra ocorrido às margens da BR-376, no município de Guaratuba.

Ágide Meneguette discursa na abertura do evento

Entre as autoridades, o evento contou com a participação do deputado federal Pedro Lupion; do deputado federal eleito, Deltan Dallagnol; do senador eleito, Sergio Moro; do diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton de Souza; e do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, entre outros.

O Encontro Estadual de Líderes Rurais faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado em 2018 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, como forma de estimular os sindicatos rurais e encontrarem soluções para ampliar o número de associados e de garantir sua autonomia.

Programação

Na programação técnica, um dos destaques foi a palestra magna proferida por Marcos Fava Neves, o Doutor Agro. Professor da Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Getúlio Vargas e comentarista da CNN Brasil, o especialista traçou um cenário para o agronegócio nos curto e médio prazos, com base na análise de conjuntura e em indicadores econômicos. O evento também contou com uma palestra de Camila Telles, produtora rural especializada em relações públicas e em marketing estratégico, que falou sobre a importância de o setor agropecuário comunicar o que realmente faz.

A Comissão Estadual de Mulheres da FAEP apresentou uma síntese de sua atuação. Criada em 2021, o colegiado tem tido atuação destacada, mobilizando a participação do público feminino no campo, em posição de protagonismo. Esse movimento catalisou a formação de grupos de mulheres em diversas regiões do Paraná. Hoje, 49 comissões locais estão funcionando.

O público também vai assistiiu a uma palestra do cantor Léo Chaves, que também é escritor, CEO da EAI Educa e fundador do Instituto Hortense. Ele compartilhou sua experiência, aprendizados e a necessidade de se reinventar – tudo com base em filosofia existencialista e vitalista. Além disso, Léo também apresentou alguns dos sucessos que marcou sua carreira. A programação cultural não parou por aí: o encerramento do evento contou com um show da dupla Fernando & Sorocaba.

Participação maciça

Os produtores rurais provieram de municípios ligados a mais de 150 sindicatos rurais, de todas as regiões do Paraná. Para trazê-los à região de Curitiba, foi necessário desenvolver uma logística complexa, que envolveu 117 ônibus fretados pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e mais de 60 hoteis. Os participantes começaram a chegar logo no início da manhã, antes das 8h. Foram recepcionados com apresentações artísticas, como uma bateria de escola de samba e música sertaneja.

Confira a programação completa

9h – Boas-vindas
9h20 – Abertura
10h – Palestra magna – Marcos Fava Neves (Doutor Agro)
10h45 – Comissão Estadual de Mulheres da FAEP/ Sustentabilidade Sindical
11h15 – Palestra-show – Leo Chaves
12h – Almoço
14h10 – Palestra – Camila Telles
14h40 – Apresentação – Fernando & Sorocaba
16h – Encerramento

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • AX4A0226
  • AX4A0169
  • AX4A0178
  • AX4A0166
  • AX4A0247
  • AX4A0280
  • AX4A0224
  • AX4A0200
  • AX4A0162

Boletim no Rádio