Sistema FAEP/SENAR-PR

Patrulha Rural incentiva cadastro de propriedades em Rolândia

Encontro que reuniu 85 pessoas no município do Norte do Paraná alertou para a necessidade de haver integração entre as autoridades e os produtores para garantir segurança no campo

A segurança rural entrou em pauta em Rolândia, no Norte do Paraná, nesta terça-feira (6). Com a mobilização do sindicato rural do município e apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, a Patrulha Rural, da Polícia Militar (PM), esteve no município para debater estratégias que aumentem a segurança no campo. Ao todo, 85 pessoas participaram do evento, entre diversas autoridades. O encontro resultou no compromisso firmado pela prefeitura local junto aos participantes para a instalação de câmeras nas saídas de estradas na área rural.

Segundo a presidente do Sindicato Rural de Rolândia, Gayza Maria de Paula Iacono, o pedido para a realização da reunião com a patrulha ocorreu pela necessidade de fomentar o engajamento dos agropecuaristas com o tema da segurança pública. “A Patrulha Rural da PM veio até o sindicato para pedir nossa ajuda, já que estava tendo dificuldades para cadastrar os produtores. Nós fizemos a proposta de realizar essa reunião e falar sobre a iniciativa. O próximo passo é as placas para colocar nas propriedades com códigos de identificação”, apontou Gayza.

Edivania de Lourdes Picolo, do Departamento Jurídico do Sistema FAEP/SENAR-PR, explica que o cadastramento é uma das ferramentas usadas para agilizar o atendimento de possíveis ocorrências. Essa ação é uma das várias medidas que produtores rurais devem adotar para melhorar os índices de segurança no campo. “O cadastro é importante para que a propriedade possa receber a análise de segurança  do imóvel, que é feita pela polícia. Em casos de eventual necessidade, as autoridades conseguem localizar exatamente onde está a propriedade, pelo GPS, e direcionar a patrulha mais próxima para atender a ocorrência”, detalhou.

Presenças

Entre os presentes no encontro com produtores em Rolândia estiveram o capitão Íncare Correa de Jesus, da Polícia Militar do Paraná, e o prefeito do município, Ailton Maistro. No fim do encontro, Maistro anunciou que vai autorizar a realização de uma licitação para a compra e instalação de câmeras de segurança na saída das estradas rurais.

Cartilha de Segurança Rural

O governo do Estado, em parceria com o Sistema FAEP/SENAR-PR, elaborou uma cartilha sobre segurança rural. O material trata sobre como reduzir as chances de agricultores e pecuaristas serem vítimas de criminosos. Entre os assuntos abordados, estão mudanças comportamentais, estruturais, nas edificações, cercados e iluminação dos moradores de áreas mais distantes de centros urbanos.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

2 comentários

    • Olá, Cristiano! Tudo bem?

      Você deve entrar em contato com o sindicato rural mais próximo ou com a polícia militar do seu município. Eles poderão te informar melhor sobre o cadastro na patrulha rural.

      No mais, estamos à disposição.

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio