Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro de líderes celebra união do setor rural do Paraná

Mais de 4 mil agricultores e pecuaristas de todas as regiões do Paraná participaram do evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR

O setor agropecuário do Paraná deu mais uma mostra de sua união. Mais de 4 mil produtores e produtoras rurais participaram do Encontro Estadual de Líderes Rurais 2023, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, nesta sexta-feira (1º), no Centro de Convenções ExpoTrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Além de proporcionar a troca de experiências entre os participantes, a programação do evento incluiu palestras e manifestações em defesa do setor agropecuário.

No discurso de boas-vindas, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, enalteceu o papel dos participantes, que fazem a força do setor agropecuário. “As maiores autoridades deste evento são vocês, lideranças rurais do Paraná”, disse Meneguette.

No contexto atual em que vivemos, tenho uma certeza: quando muitas vozes conscientes se tornam um coral, certamente vão nos escutar e perceber que existe algo que precisa ser atendido. E essas vozes são as nossas! Então, reforço: precisamos nos unir e fortalecer o nosso sistema e o nosso setor.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
Ágide Meneguette, em seu discurso de boas-vindas aos produtores rurais

Essa união envolve os representantes do setor agropecuário em todas as esferas políticas. Por isso, o Encontro Estadual também reuniu líderes, como o vice-governador Darci Piana, os ex-governadores Beto Richa e Cida Borghetti (que foi homenageada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR), o senador Sergio Moro, os deputados federais Pedro Lupion e Tião Medeiros e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Fábio Oliveira, além de outras autoridades, como prefeitos, vereadores e representantes de diversas instituições. Nos discursos, evidenciou-se a importância da articulação de todos para a defesa das pautas dos produtores rurais.

“Nós deixamos, este ano, de ser uma bancada propositiva para ser uma bancada que joga na defensiva, visando conter danos e ataques ao nosso setor, que são diários”, alertou o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion. “O direito à propriedade está sendo relativizado. Cumprir a Constituição já não vale nada. Por isso, vamos continuar fazendo uma defesa intransigente do produtor brasileiro”, disse.

Pedro Lupion falou sobre o movimento de defesa do agro em Brasília

O senador Moro engrossou esse coro, apontando que tem visto em Brasília uma “desconstrução” de políticas voltadas ao setor agropecuário. Em razão disso, ele destacou a importância da união do setor, para impedir que a agricultura e a pecuária do Brasil sejam afetadas. “É um ano horrível. Mas seria pior se não tivéssemos uma oposição no Congresso Nacional”, disse Moro. “O agro fez o Brasil levantar, mesmo diante de todas as dificuldade”, destacou.

O senador Moro: “O agro fez o Brasil levantar, mesmo diante de todas as dificuldades”

Piana, por sua vez, enfatizou que tem orgulho do setor agropecuário e destacou o papel do SENAR-PR para a qualificação dos produtores rurais e, por conseguinte, do desenvolvimento da atividade. “O SENAR-PR está ajudando o produtor a ter o conhecimento necessário para, por exemplo, comandar uma máquina que trabalha sem motorista, um drone e assim por diante. Tudo isso é feito a partir desse trabalho extraordinário da FAEP e do SENAR-PR. Eu tenho muito orgulho”, discursou.

O vice-governador Darci Piana enalteceu o SENAR-PR para o desenvolvimento do agro

Programação

A programação incluiu uma palestra-magna com a senadora e ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre o tema “União e Liderança no Agro”. A líder política conhece a fundo o setor agropecuário. Nascida em Campo Grosso, no Mato Grosso do Sul, ela é engenheira agrônoma de formação e tem profunda ligação com o campo. Tereza foi presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) e secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo do Mato Grosso do Sul. Além de ter sido ministra, a atual senadora também já ocupou cargo de deputada federal.  

Além disso, os participantes assistiram à palestra “Liderança transformadora”, proferida pelo empresário, comunicador e ex-deputado federal Marcelo Almeida. Também haverá na programação um momento para apresentar o trabalho da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), que mobiliza mais de 2 mil produtoras rurais no campo. Hoje, o Paraná também conta com 80 comissões locais vinculadas a sindicatos rurais em todas as regiões do Estado, servindo de exemplo ao país.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • IMG_7804
  • IMG_7797
  • IMG_7803
  • IMG_7790
  • IMG_7793
  • IMG_7787
  • IMG_7775
  • IMG_7783
  • IMG_7771

Boletim no Rádio