Sistema FAEP/SENAR-PR

Comissão Estadual de Mulheres da FAEP homenageia Meneguette

Presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu reconhecimento público por seu apoio a movimento que soma mais de 2 mil produtoras paranaenses

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, foi homenageado pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF). Das mãos da coordenadora do grupo, Lisiane Rocha Czech, ele recebeu uma escultura de bronze, que simboliza a logomarca da CEMF. A peça reproduz um círculo formado por produtoras rurais, simbolizando a união feminina no campo. A homenagem foi prestada ao longo do Encontro Estadual de Líderes Rurais 2023, promovido nesta sexta-feira (1º), no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

“Hoje temos mulheres unidades, comprometidas, com vontade de fazer algo, por sua iniciativa, doutor Ágide”, disse Lisiane ao presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Atualmente temos sindicatos ativos, em movimento, por conta desse apoio que o senhor nos deu desde o primeiro momento”, acrescentou.

Criada há três anos, a CEMF vem catapultando a participação feminina no campo, em todo o Paraná. Hoje, 80 sindicatos rurais do Estado já contam com comissões locais de mulheres, estimuladas a partir desse movimento estadual – os colegiados locais recebem consultoria e apoio da FAEP. A mobilização, que já soma mais de 2 mil produtoras paranaenses, já conquistou reconhecimento além das divisas do Estado. A Comissão Estadual foi listada pela revista Forbes na lista “50 Grupos de Mulheres do Agro do Brasil”. Em novembro, as produtoras paranaenses participaram de um encontro nacional e se destacaram por formar a maior delegação do país. “A nossa comissão tem feito a transformação em sindicatos rurais do Paraná, por meio da nossa presença”, resumiu Lisiane.

A exemplo do que vem ocorrendo em outros eventos do setor, Meneguette enalteceu a participação crescente das mulheres no setor agropecuário. O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR destacou que o público feminino vem dando exemplo e que a tendência e de que essa mobilização receba cada vez mais apoio.

“Lá atrás, a gente sentia falta de incentivar a participação das mulheres e o resultado está aí”, apontou Meneguette. “Se não tivermos representatividade, não somos ouvidos. O desafio é não parar. Se não nos defendermos, ninguém vai fazer isso por nós. Isso faz parte de um trabalho de formação política e social”, concluiu.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

  • IMG_7804
  • IMG_7797
  • IMG_7803
  • IMG_7790
  • IMG_7793
  • IMG_7787
  • IMG_7775
  • IMG_7783
  • IMG_7771

Boletim no Rádio