Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontro de líderes em Pato Branco reúne produtores de 21 municípios

Município foi o oitavo a receber a “caravana” do Sistema FAEP/SENAR-PR e reuniu 250 produtores e produtoras rurais da região Sudoeste do Paraná

A “caravana” do 4º Encontro Regional de Líderes Rurais chegou, nesta quarta-feira (19), a Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, o evento destacou a importância dos líderes regionais para o setor agropecuário: simbolicamente, todos os presidentes de sindicatos rurais presentes foram convidados a subir ao palco, onde foram aclamados pelo público.

Confira as fotos do evento no Flickr

Oitavo município a receber o encontro, Pato Branco reuniu 250 participantes – das quais 60% eram mulheres. O evento contou com produtores e produtoras rurais advindos de 21 municípios da região Sudoeste.

Na próxima semana, a caravana do Encontro Regional de Líderes Rurais vai passar por outros três municípios: Teixeira Soares (25), Castro (26) e Rio Negro (27). A iniciativa faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), lançado com a missão de fortalecer o sistema sindical e promover a formação de novas lideranças.

“Pato Branco e região foram agraciados com um evento maravilhoso e com tanta importância dentro do Paraná. Uma comitiva grande se deslocou para cá. Ficamos felizes com esse carinho. Mas os verdadeiros protagonistas deste evento são os associados, os presidentes de sindicatos, que deixaram seus afazeres e que estão aqui, não só para aprender, mas também para ensinar, porque a metodologia que tem sido usada no encontro é a de troca de experiências”, disse o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Sinauri Bedin.

Sinauri Bedin, presidente do Sindicato Rural de Pato Branco

O presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná, Oradi Caldato, enfatizou a necessidade de união para fazer frente aos desafios que têm se imposto ao setor agropecuário. Para o líder, só a partir dessa articulação é que o agronegócio pode se fortalecer. Nesse sentido, Caldato destacou a importância do encontro.

Oradi Caldato, presidente do Núcleo de Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná

“Nós precisamos estar conectados com a nossa Federação, com a nossa FPA [Frente Parlamentar Agropecuária], que nos orgulham muito. Eles têm estrutura para, quando necessário, nos defender com garra e, se for o caso, acionar a CNA [Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil] para nos representar em âmbito nacional”, apontou.

Inovação e tradição

Anunciado para discursar em nome do Sistema FAEP/SENAR-PR, o diretor-secretário da entidade, Livaldo Gemin, optou por fazer um gesto de união: chamou os vice-presidentes do Sistema FAEP/SENAR-PR, demonstrando coesão institucional. Além disso, ele fez questão de enaltecer a “linha de frente”, pedindo que todos os presidentes de sindicato também subissem ao palco, em posição de destaque.

Livaldo Gemin, diretor-secretário do Sistema FAEP/SENAR-PR

Diretor financeiro do Sistema FAEP/SENAR-PR, Paulo Buso, apresentou o histórico do Encontro Regional de Líderes Rurais, apontando que, nas três edições anteriores, os eventos reuniram 3,5 mil participantes, de 135 sindicatos rurais e de 190 municípios. A expectativa de Buso é que esta edição bata recordes de participação. “Acredito que seremos maiores e mais abrangentes, com números ainda mais expressivos. Sobretudo pelas mulheres, que compõem uma força extremamente importante, que está se desenvolvendo no agro”, observou.

Paulo Buso, diretor financeiro do Sistema FAEP/SENAR-PR

Representante de uma nova geração de líderes rurais, o vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Eduardo Meneguette, fez questão de enaltecer a importância dos presidentes de sindicatos rurais, pedindo ao público uma salva de palmas.  Em seu discurso, Meneguette destacou a união de todos os elos produtivos, pensando no fortalecimento do setor agropecuário, desde as lideranças locais.

Ágide Eduardo Meneguette, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

“A força vem da base, vem de um produtor rural forte. Vem de nós, de querermos aprender e nos tornarmos grandes líderes. Juntos, seremos mais fortes, conseguiremos defender nossos interesses”, apontou. “O agricultor não é um amigo: o agricultor é nosso chefe. É ele que manda. Nós estamos a serviço do agricultor”, completou.

O vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, presidente do Sindicato Rural de Mandaguaçu e do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Noroeste do Paraná (Nurespar), Francisco Nascimento, mencionou a necessidade de o produtor rural participar do dia a dia do sindicato, de contribuir com ideias e sugestões. Ele convocou os agricultores e pecuaristas a assumirem o protagonismo na defesa dos interesses da categoria. “Nós precisamos dos nossos associados. Precisamos fortalecer os nossos sindicatos. Temos uma capilaridade muito grande para ajudar o setor e, se for necessário, ir até Brasília, como já fizemos em mobilizações no passado”, disse.

Francisco Nascimento, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Protagonismo sindical

O 4º Encontro Regional de Líderes Rurais contou com uma dinâmica inédita. Divididos em grupos, os produtores e produtoras rurais participaram de um jogo, que exemplifica de maneira lúdica como se dá a atuação dos sindicatos rurais e do Sistema FAEP/SENAR-PR. Por meio dessa proposta, os participantes puderam entender de forma prática como eles podem agir em seus municípios, regiões e em nível estadual, fortalecendo o setor agropecuário.

O consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR Claudinei Alves apontou que, a partir dessa reflexão, os participantes puderam entender melhor o papel do sistema sindical e assumir o protagonismo do setor em suas respectivas localidades. Ele também apontou a participação maciça das mulheres nos encontros, o que evidencia uma transformação. “As mulheres estão vindo para trazer uma nova visão. E a gente está percebendo isso na prática. Os sindicatos estão mais abertos a elas. E elas não querem só participar. Elas querem contribuir”, disse.

Uma dessas contribuições foi apresentada ao longo do encontro. Trata-se do Projeto Sindicato Protagonista, iniciativa idealizada pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) e encampada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. A proposta foi apresentada por Marisa Mior Acorsi e Nilza Horn, duas das coordenadoras da CEMF. Funciona assim: os sindicatos que aderem ao projeto recebem uma consultoria, que desenvolve um planejamento estratégico para aquela entidade. Das 85 entidades sindicais que contam com comissão de mulheres, 67 já aderiram ao Sindicato Protagonista. Na ocasião, o Sindicato Rural de Realeza recebeu no placo a placa de adesão. Outras nove unidades sindicais também retiraram a placa no evento.

Sindicato Rural de Realeza recebeu no placo a placa de adesão ao Projeto Sindicato Protagonista

Trajetória inspiradora

Por fim, os participantes assistiram a uma palestra inspiradora, proferida por Filipe Masetti, conhecido por “Cavaleiro das Américas”. Ele detalhou sua trajetória, na realização de um sonho: cavalgar de Calgary, no Canadá, até Barretos, no interior de São Paulo. Posteriormente, ele iniciou uma nova jornada, de Barretos à Argentina. Masetti foi o mais jovem e o único brasileiro a cruzar a cavalo as três Américas – do Norte, Central e do Sul. Ao longo de oito anos, ele percorreu mais de 23 mil quilômetros. A aventura foi registrada em livros, documentários e está em vias de se tornar filme.

Ao longo de sua palestra, o Cavaleiro das Américas compartilhou lições que aprendeu ao longo de suas jornadas, assentadas em conceitos que podem ser resumidos por três palavras: foco, força e fé. Masetti também destacou a importância da persistência na realização dos sonhos. “Desistir não é uma opção”, repetiu. Ele abordou, ainda, conceitos de liderança, planejamento e persistência. “Se você não se tornar protagonista da sua vida, nunca vai escrever sua história”, enfatizou.

Confira as fotos do evento:

AX4A9999

Veja as datas dos próximos encontros:

  • 25/06: Teixeira Soares
  • 26/06: Castro
  • 27/06: Rio Negro

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio