Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontros de líderes ampliam protagonismo do produtor rural do Paraná

Eventos em Londrina e Cambará, promovidos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, reuniram mais de 415 pessoas de 43 municípios, incentivando a formação de novos representantes. Outras oito cidades vão receber a caravana

Produtores e produtoras rurais do Paraná iniciaram uma nova jornada na formação de novas lideranças no campo. Os municípios de Londrina e Cambará, na região Norte do Estado, receberam os dois primeiros eventos, de um total de dez, do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Em ambos os encontros, reuniram-se um total de 415 pessoas – 265 em Londrina e 150 em Cambará – que participaram de dinâmicas para fortalecer o associativismo e o surgimento de novos líderes no meio rural.

Além de Londrina e Cambará, o 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões vai passar por Pato Branco (20/6), Toledo (21/6), Umuarama (22/6), Maringá (27/6), Campo Mourão (28/6), Guarapuava (29/6), Carambeí (5/7) e Campo Largo (6/7). As inscrições podem ser feitas nos sindicatos rurais.

Na abertura dos eventos, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou a importância da união do setor na defesa dos interesses dos agricultores e pecuaristas paranaenses e, principalmente, na garantia de conquistas. Como exemplo, o dirigente mencionou a taxação de produtos da agricultura e da pecuária, proposta pelo governo estadual em novembro do ano passado. Em uma mobilização coordenada pela FAEP e por 167 sindicatos rurais, o meio rural fez com que o governo do Paraná recuasse do caráter de urgência do Projeto de Lei.

“Esses eventos vão percorrer o Paraná para comprovar que o setor rural está unido para obter conquistas e continuar crescendo. O Sistema FAEP/SENAR-PR sempre vai estar ao lado dos produtores e dos sindicatos, trabalhando para formar mais e novas lideranças”, afirmou o dirigente. “Queremos que esses milhares de produtores presentes nos dez eventos sejam líderes em seus municípios e regiões daqui para frente”, complementou.

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

O presidente do Sindicato Rural de Londrina, Edson Dornellas, fez questão de agradecer a escolha da cidade para a abertura da série de eventos do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões e destacou o formato das dinâmicas propostas. “Esse ano teve muitas inovações, os produtores puderam buscar informações e, mais que isso, se identificar com as situações apresentadas. Deu um direcionamento para as nossas lideranças locais”, enfatizou. No ano passado, a conferência realizada em Londrina teve público de 355 pessoas, recorde entre os dez eventos.

Edson Dornellas, presidente do Sindicato Rural de Londrina

Nos últimos anos, ações políticas, econômicas e sociais impuseram desafios aos agricultores e pecuaristas, exigindo mobilização do setor. Para vencer esses obstáculos, segundo o presidente do Sindicato Rural de Centenário do Sul e do Núcleo de Sindicatos Rurais do Norte (Nunorte), Walter Ferreira Lima, é preciso investir na formação de líderes, algo rotineiro nas ações do Sistema FAEP/SENAR-PR.

“A liderança é construída, não imposta. E os produtores precisam confiar no líder. Então precisamos desenvolver e trabalhar o líder para que as pessoas confiem nele. É um processo até chegar nessa condição e esses eventos fazem parte disso”, reforçou Ferreira Lima.

O presidente do Nunorte, Walter Ferreira Lima

Na abertura do evento em Cambará, o presidente do sindicato rural local e presidente do Núcleo de Sindicatos do Norte Pioneiro (Norpi), Aristeu Sakamoto, ressaltou a felicidade pelo município ter sido prestigiado com a inclusão no roteiro do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões. “Quero agradecer ao presidente e a toda a equipe do Sistema FAEP/SENAR-PR por terem escolhido Cambará para receber o evento tão importante para o desenvolvimento de líderes. O encontro cria condições para nos desenvolvermos no campo e fortalecer o sistema sindical”, destacou Sakamoto.

Aristeu Sakamoto, presidente do Norpi

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, prestigiou o encontro em Cambará. “Esse é um evento extremamente importante, pois a FAEP e os sindicatos rurais da região têm realizado um serviço de orientação aos produtores. Cambará, em especial, precisa deste amparo, pois é uma referência no meio rural da região”, destacou.

Pedro Lupion, deputado federal e presidente da FPA

Dinâmicas

Os eventos foram compostos por três blocos, com temas como representatividade, capacitação e liderança, envolvendo os participantes em dinâmicas por meio de estudos de caso, apresentações, atividades de integração e falas de representantes rurais da região.

No primeiro momento, o consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR Claudinei Alves conduziu uma dinâmica chamada “As dores do setor agro”. A proposta era, a partir dos desafios e problemas existentes no meio rural, ratificar que a mobilização do setor, por meio dos sindicatos rurais e da FAEP, é a principal forma de defender os interesses do campo.

Cambará contou com a presença de 150 pessoas

A “dor” apresentada ao público envolveu a taxação de produtos da agricultura e da pecuária, proposta pelo governo estadual, a mesma mencionada pelo presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR na abertura. Os produtores e produtoras presentes, diante da contextualização do fato ocorrido em novembro de 2022, elaboraram ações para a mobilização em futuros desafios. “A representatividade do agro precisa ter força para lutar pelos interesses dos produtores rurais. É preciso um exercício coletivo para que o setor lute por seus interesses”, enfatizou Alves.

Em seguida, no bloco “Aprendizagem”, os técnicos do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Alexandre Lobo Blanco e Helen Raksa realizaram uma atividade destacando os mais de 250 cursos do SENAR-PR. Por meio de um jogo de quebra-cabeça, os participantes puderam conhecer mais sobre as capacitações gratuitas e com certificado. As formações da entidade são reconhecidas pela qualidade e abrangência, em praticamente todas as áreas da atividade rural, além de temas transversais.

Dinâmicas entre os participantes fizeram parte da programação

“Já participei de diversos cursos do SENAR-PR, nas áreas de gestão e produção, além dos programas Herdeiros do Campo e Empreendedor Rural. Sou prova de que essas capacitações ajudam na nossa atividade, dentro e fora da propriedade. Então, precisando de um curso, basta procurar o sindicato para montar uma turma”, destacou a produtora Bárbara Frederico Magro, que produz soja, milho e trigo em 640 hectares na sua fazenda em Londrina.

Para encerrar o evento, no último bloco, denominado “Representatividade”, os produtores rurais puderam conhecer mais detalhes da atuação da FAEP e dos sindicatos rurais. Essas entidades, em âmbitos regional e municipal, respectivamente, buscam resolver os problemas do setor por meio da representatividade. As apresentações desta etapa foram feitas pelo coordenador do Departamento Técnico e Econômico, Jefrey Albers e pelo gerente do Departamento de Planejamento e Controle, Henrique Salles Gonçalves.

“Eu me acostumei a frequentar o sindicato, desde cedo com meu avô e meu pai. E eles sempre me ensinaram que, se alguém tem que tomar decisão do negócio, que seja eu. Então, eu, como produtor, quero estar junto das entidades que lutam por mim”, disse o produtor Mylton Casaroli Netto, em depoimento ao público. “Se a gente quer ter acesso à informação, cursos, conexão com atores que lutam pela nossa causa, o sindicato é o melhor caminho”, complementou.

Esses eventos vão percorrer o Paraná para comprovar que o setor rural está unido para obter conquistas e continuar crescendo.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
beenhere

Meneguette e Dornellas recebem homenagem

Durante o evento em Londrina, o vereador Ailton Nantes homenageou o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, e o presidente do Sindicato Rural de Londrina, Edson Dornellas, pelos serviços prestados ao setor agropecuário da região.
 
“Esses líderes merecem o reconhecimento, pois trabalham pelo desenvolvimento do setor. Esse evento é uma prova, pois marca mais um avanço na formação de lideranças na região de Londrina”, destacou Nantes.
 
Durante o seu discurso na abertura do evento, Meneguette fez questão de dividir a homenagem com os 265 produtores rurais presentes. “Essa homenagem, na verdade, é para vocês, que dia a dia produzem, mesmo diante de diversos desafios. Mais que isso, vocês, além do trabalho em suas propriedades, lutam para que o setor seja forte”, destacou o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

beenhere

Mulheres são 52% do público nos dois primeiros eventos

Os eventos do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões realizados em Londrina e Cambará comprovaram o crescimento da presença feminina no meio rural. Entre as 415 pessoas, mais da metade eram mulheres: elas representaram 52% do público total. Foram 217 produtoras rurais em ambos os eventos. Em Londrina, a participação feminina foi de 49% do total e em Cambará, de 58%.
 
Para o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, esses números são reflexo direto da atuação da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), criada em 2021. Atualmente, a CEMF conta com 60 grupos locais formados, reunindo mais de 1,7 mil mulheres.
 
“Essas mulheres têm um poder de mobilização incrível. Hoje, segundo dados do setor, mais de 7 mil estão à frente de propriedades rurais no Paraná. E esse número só tende a crescer, principalmente em função do trabalho que tem sido realizado pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP”, destacou Meneguette.
 
Para tornar ainda mais conhecido o trabalho do grupo, o bloco “Representatividade” contou com um vídeo, em formato de entrevista, da coordenadora estadual da CEMF e vice-presidente da FAEP, Lisiane Rocha Czech, além de testemunhos das coordenadoras locais.
 
“As comissões de mulheres da FAEP espalhadas pelo Paraná estão realizando uma verdadeira transformação no campo. Nosso papel é ajudar no desenvolvimento do setor, pois o Paraná precisa de nós”, enfatizou a coordenadora Carla Rossato.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio