Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontros de líderes rurais vão percorrer 10 cidades a partir de junho

Terceira edição do evento itinerante busca estimular o surgimento de novos líderes e empreendedores no campo

Produtores e produtoras rurais do Paraná já têm data para exercitar o espírito de liderança. O Sistema FAEP/SENAR-PR realiza, nos meses de junho e julho desse ano, o 3º Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões. O evento itinerante promove o intercâmbio de ideias e fortalece o associativismo e o surgimento de novos líderes no meio rural.

Em 2023, serão realizados eventos em 10 municípios: Londrina, Cambará, Pato Branco, Toledo, Umuarama, Maringá, Campo Mourão, Guarapuava, Carambeí e Campo Largo. Em cada encontro, os participantes encontrarão uma programação repleta de informações que vão colocá-los a par do funcionamento das diferentes instâncias representativas do sistema sindical rural, que tem nos sindicatos rurais sua primeira esfera de ação, no nível municipal, passando pela FAEP no âmbito estadual e a Confederação Brasileira da Agricultura e Pecuária (CNA) em âmbito federal. Fortalecer os laços entre produtores e essas instituições é outro intuito do encontro.

“A classe produtora do Paraná já mostrou que, quando estimulada, comparece. Todo esse trabalho que realizamos há vários anos já está mostrando resultados concretos com a mobilização de novas gerações de líderes do campo. A semente que plantamos está emergindo”, destaca o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

Além de produtores associados e membros da diretoria dos sindicatos rurais, os encontros também buscam atingir um público formado por produtores e produtoras que ainda não têm envolvimento com o sistema sindical. Para atrair esse grupo, o evento vai trabalhar diversos temas, como a importância da representatividade e da liderança no meio rural. Nesse momento, a linguagem é mais lúdica e as atrações mais numerosas, com apresentação de estudos de caso, palestras e atividades de integração.

O SENAR-PR também marcará presença durante os encontros, colocando à disposição os 250 cursos de seu catálogo. Suas formações são reconhecidas pela qualidade e abrangência. As capacitações contemplam praticamente todas as áreas da atividade agropecuária, além de temas transversais, importantes em qualquer empreitada rural.

PSS

Com o propósito estratégico de favorecer o surgimento de novas lideranças no campo, ampliando o protagonismo dos sindicatos rurais nos municípios, o Encontro Regional de Líderes Rurais – Cultivando Conexões foi realizado em 2019 e 2022 com excelentes resultados (por conta da pandemia do coronavírus, não aconteceu em 2020 e 2021).

“Em 2019, a contribuição foi intensificar a presença do Sistema FAEP/SENAR-PR no interior do Estado, se aproximando mais dos produtores rurais, mostrando nosso trabalho e nossas conquistas. Nos eventos de 2022, conseguimos mostrar a importância do sistema associativo para a família rural de forma leve e interessante, criando laços profundos com os participantes”, destaca João Lázaro Pires, coordenador do Departamento Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR.

A rodada de encontros regionais faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), iniciativa encampada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR desde 2018, com objetivo de fortalecer o sistema sindical paranaense, levando informação e conhecimento para que os sindicatos rurais encontrem o caminho para a sustentabilidade financeira e possam aprimorar a representação política dos seus associados.

Para 2023, o PSS prevê 11 ações, como consultorias a sindicatos e comissões de mulheres, criação de uma comissão de jovens produtores, capacitação de diretores e colaboradores de sindicatos, entre outras.

bookmark

Confira as datas e locais do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais:

Londrina – 15 de junho

Cambará – 16 de junho

Pato Branco – 20 de junho

Toledo – 21 de junho

Umuarama – 22 de junho

Maringá – 27 de junho

Campo Mourão – 28 de junho

Guarapuava – 29 de junho

Carambeí – 5 de julho

Campo Largo – 6 de julho

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

1 comentário

  • Somente com informações e comprometimento com agro, podemos fortalecê-lo e eleger representantes que nos representem a altura perante nossos governantes. Mostrando o quanto o agronegócio é importante é prioritário para o desenvolvimento desta nação. Unidos somos mais fortes.

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio