Sistema FAEP/SENAR-PR

Encontros divulgam Prosolo pelo Interior do Paraná

Programa foi apresentado em Pato Branco, Guarapuava, Cascavel e Umuarama

Uma série de reuniões regionais vem divulgando o Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo) pelo Estado. Nos dias 30 e 31 de maio, encontros reuniram produtores, técnicos, agente políticos e dirigentes em Pato Branco, Guarapuava, Cascavel e Umuarama. O programa tem como objetivo incentivar as boas práticas no campo. O Paraná é referência na conservação de solo. Essa preocupação ajudou a transformar o Estado em uma potência em produção agrícola no país. Mas mesmo com esses avanços, os agricultores paranaenses ainda enfrentam problemas, como a erosão, que voltou a aparecer com força nas propriedades nos últimos anos.

Na abertura do seminário em Cascavel (região Oeste), no dia 31 de maio, que contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas no anfiteatro do Centro Universitário FAG, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, lembrou que o solo é o principal patrimônio do produtor rural e que a sua conservação é fundamental para o aumento da produtividade e da renda do homem do campo. “Temos tecnologias disponíveis, mas precisamos corrigir os solos para elevar cada vez mais a nossa produção. O Prosolo é uma importante ferramenta criada para ajudar o produtor rural a combater a erosão em suas propriedades. Este programa é de longo prazo”, afirmou Meneguette.

“Sempre incentivamos a produção de forma consciente. Com o uso de boas práticas, do jeito correto. Conduzindo e armazenando água, repondo fertilidade e matéria orgânica no solo. Entendemos que essas ações de conservação são essenciais para que continuemos ganhando o jogo na agricultura do Estado. Um solo compactado e com erosão tende a perder produtividade, o que não queremos”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, no encontro no Sindicato Rural de Guarapuava (região Centro-Sul), que reuniu cerca de 300 pessoas no dia 30 de maio.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio