Sistema FAEP/SENAR-PR

Entidades do setor rural pedem intervenção de Bolsonaro na concessão de rodovias

Em documento entregue ao presidente em Cascavel, representantes de vários setores defendem modelo com menor preço na tarifa

Mais de 100 entidades do Oeste do Paraná, incluindo algumas do setor rural, pediram ao presidente Jair Bolsonaro a intervenção na concessão de rodovias junto à iniciativa privada. Elas assinaram uma carta de intenções, em que defendem um modelo de pedágio “justo e equilibrado”, com garantias à sociedade em razão de eventuais problemas com as empresas após a licitação. O documento foi entregue a Bolsonaro no dia 4 de fevereiro, quando cumpriu agenda oficial em Cascavel.

As entidades e o setor rural defendem um modelo de concessão focado exclusivamente no menor preço. Os signatários do documento são contrários ao modelo que leve em conta a taxa de outorga – uma espécie de prêmio pago pelas empresas ao governo para explorar a concessão. O posicionamento das entidades converge com o que FAEP.

Além disso, a carta pede garantias à sociedade em caso de problemas futuros, como dificuldade de fluxo de investimento por parte das empresas vencedoras, descumprimento de contratos “por incompetência de gestão” e “envolvimento em escândalos de corrupção”. O documento também pede que o governo inclua nos contratos cláusulas “robustas e resolutivas, peça caducidade e faça novas licitações”, caso os termos não forem cumpridos pelas concessionárias.

Um dos signatários da carta enviada a Bolsonaro, o presidente do Sindicato Rural de Cascavel, Paulo Orso, classificou o movimento como um “momento histórico” em que todas as entidades da região se uniram por um interesse comum.

“Nós defendemos o que estabelece as linhas-mestras da FAEP em relação ao tema. Chega de pedágio caro, de não termos obras, de desvios e barbaridades. Pedimos tarifas baixas, obras no menor prazo e nada de outorga. O objetivo é sensibilizar o presidente, o governador e nossos representantes na Assembleia Legislativa”, disse Orso.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio