Sistema FAEP/SENAR-PR

EUA consolidam produtividade de soja acima de 3.000 quilos por hectare

Essa produção já está praticamente garantida, uma vez que a colheita norte-americana está terminando

A produtividade da soja parece que vai, desta vez, superar os 3.000 quilos por hectare (50 sacas) nos principais países produtores.

A liderança fica com os Estados Unidos, cujas estatísticas apontam para um recorde de 3.520 quilos. Essa produção já está praticamente garantida, uma vez que a colheita norte-americana está terminando.

Este será o terceiro ano em que os norte-americanos conseguem uma produção média acima de 3.000 quilos por hectare. Em alguns Estados, a produtividade supera os 4.000 quilos.

O Brasil poderá também ter produção superior a 50 sacas nesta safra. As estimativas iniciais do Conab apontam para até 3.045 quilos, em média. Se tudo der certo, e o país realmente atingir essa produtividade, será a primeira vez que terá uma média superior a 3.000 quilos.

Em 2015, bateu na trave, faltando alguns quilos para esse patamar.

Os principais Estados produtores devem ajudar a puxar essa média para cima. O Paraná deverá atingir 3.840 quilos por hectare, acima dos 3.754 quilos de Mato Grosso, o líder nacional em volume produzido.

A Argentina, terceiro maior produtor mundial de soja, ainda tem o desafio de chegar aos 3.000 quilos nesta safra. O plantio está atrasado, e a produtividade, por ora, ainda é estimada abaixo das 50 sacas por hectare.

Há 40 anos, no entanto, o cenário era outro. Enquanto Brasil e Estados Unidos lutavam para atingir 2.000 quilos por hectare, a Argentina já somava 2.160 quilos. Há 20 anos, os EUA somavam 2.527 quilos por hectare, acima de Brasil (2.299) e Argentina (1.806).

Fonte: Folha De S.Paulo- 21/11/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio