Sistema FAEP/SENAR-PR

Ex-aluna do JAA aplica conhecimentos na rotina do Sindicato de Rondon

Programa do SENAR-PR despertou a vocação rural da estudante de Psicologia, que pretende aliar as duas áreas em sua carreira

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA), promovido pelo SENAR-PR, já é conhecido por abrir portas para o mercado de trabalho e despertar a vocação para o meio rural. Desta vez, Paula Napoli, de 18 anos, de Rondon, município da região Noroeste do Estado, encontrou no JAA um incentivo para explorar novas áreas de interesse.

A jovem participou do programa em 2019, motivada pelo exemplo do próprio irmão, que havia completado a capacitação no ano anterior. Filha de produtores rurais, Paula já era habituada com o meio rural e costumava ajudar o pai em algumas ocasiões, mas não pensava em atuar na área. Por causa do JAA, decidiu se candidatar a uma vaga de estágio no Sindicato Rural de Rondon, mas, no primeiro momento, sem muita expectativa de ser contratada.

“Meus pais ficaram bem felizes. Ter a experiência do programa do SENAR-PR e o contato com o produtor por causa da minha família contaram muito na hora da seleção”, revela Paula.

Contratada pelo sindicato há quase um ano, Paula auxilia nas atividades diárias de suporte ao produtor rural, como documentação de comprovação da atividade rural, imposto de renda (IR), Imposto Territorial Rural (ITR) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de tarefas administrativas da própria entidade, como a mobilização de cursos do SENAR-PR.

“A experiência está sendo bem interessante e estou gostando bastante. Aprendi muita coisa que antes eu não tinha noção e, agora que eu estou mais por dentro, também tenho a oportunidade de ajudar mais meu pai, um pequeno produtor. Tanto essa experiência no sindicato como o próprio JAA deram uma base de forma geral”, afirma.

Paralelamente ao trabalho no sindicato, a jovem cursa o segundo ano de Psicologia e, segundo ela, os conhecimentos adquiridos na faculdade têm sido importantes para melhorar seu desempenho no estágio, principalmente no relacionamento com os produtores.

“A princípio, com o JAA, eu obtive muito conhecimento nas mais variadas áreas. O módulo ‘Preparando para a Gestão’ abordou aspectos mais humanos e comportamentais, muito relacionado à psicologia, o que ajuda a lidar melhor com o público e tem contribuído nas relações com as pessoas e trabalho em equipe”, destaca. A estudante revela que pretende atuar como psicóloga após a conclusão da faculdade, mas tem planos de também continuar na área rural. “Quero tentar aliar as duas coisas, essa questão de sucessão e planejamento da família rural”, almeja Paula.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio