Sistema FAEP/SENAR-PR

Expedição ao Canadá quer abrir mercados a produtores do Paraná

Organizada pela Invest Paraná, viagem tem foco principalmente em negócios nas áreas de alimentos e bebidas

Uma expedição para a feira “Sial Canada – Inspire Food Business”, em Montreal, no Canadá, pretende promover novas oportunidades de negócios a produtores e empresários paranaenses. A viagem, que ocorreria de 14 a 21 de abril, mas foi adiada para o mês de agosto por causa do coronavirus, é organizada pela agência de atração de investimentos do governo estadual Invest Paraná. O objetivo é abrir canais de negociação entre compradores locais e internacionais, afinal o Paraná é um dos territórios que mais produzem alimentos sustentáveis no mundo.

A “Sial Canada – Inspire Food Business” é a maior feira internacional de alimentos e bebidas do país da América do Norte ao reunir mais de 18 mil compradores de mais de 50 países. A expedição estadual tem intenção de potencializar os negócios, fazendo uma filtragem prévia de quais são as portas mais interessantes de se bater e oferecer os produtos que saem das terras paranaenses.

De acordo com informações da Invest Paraná, hoje, no Brasil, alguns fornecedores já enviam alimentos ao Canadá. Porém, essa oportunidade ainda não é aproveitada pelos paranaenses. Como o volume nacional ainda é baixo, os produtos são enviados ao Canadá em aviões comerciais, o que encarece o frete. Mesmo assim, os compradores canadenses investem nos produtos brasileiros, pois o alto poder de compra da população do país torna viável a importação. No caso de haver um aumento na quantidade de produtos, seria possível fretar aviões especificamente para essas entregas.

No convite a possíveis participantes da viagem, a agência estadual enfatiza que os canadenses pagam mais por alguns tipos de produtos, principalmente os com qualidade elevada, sabores exóticos e únicos e também aqueles que tenham certificações de responsabilidade social e ambiental. Ainda, os canadenses se interessam por produtos feitos à base de plantas, livre de algum tipo de substância (como glúten, por exemplo), minimamente processados e sem adição de conservantes ou outros itens artificiais.

Outras viagens

A agência estadual pretende fazer outras viagens internacionais com objetivos parecidos, envolvendo outros setores ainda em 2020. Uma delas será para Portugal, para a feira Itechstyle Summit 2020, na área têxtil e de vestuário. Os detalhes da viagem ao Canadá, a Portugal e outras expedições estão disponíveis no site www.investparana.org.br.

Felippe Aníbal

Jornalista profissional desde 2005, atuando com maior ênfase em reportagem para as mais diversas mídias. Desde 2018, integra a equipe de comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR, onde contribui com a produção do Boletim Informativo, peças de rádio, vídeo e o produtos para redes sociais, entre outros.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio