Sistema FAEP/SENAR-PR

Exportações de café aumentam em receita e volume, aponta Mapa

O volume total de exportação do café nos quatro primeiros meses de 2015 também aumentou

A receita das exportações de café brasileiro totalizou U$ 2,2 bilhões nos quatro primeiros meses deste ano, valor 23,47% maior do que os U$ 1,8 bilhão registrados no mesmo período de 2014. A informação consta do Informe Estatístico do Café, divulgado mensalmente pela Secretaria de Produção e Agroenergia (SPAE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O volume total de exportação do café nos quatro primeiros meses de 2015 também aumentou. Foram mais de 12 milhões de sacas de café de 60 kg vendidas ao exterior. No mesmo período do ano passado, foram exportadas 11,7 milhões de sacas. Isso representa um aumento de 2,93% em relação a igual período de 2014.

O produto representou 8,7% de todas as exportações brasileiras no período analisado. Os principais países importadores são Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica e Japão. O café é o quinto item mais exportado do agronegócio brasileiro.

Torrado & Moído
Enquanto o café verde e o solúvel apresentaram alta nas exportações, 25,88% em valor para o café verde e 4,94% para o solúvel, as exportações do produto torrado & moído sofreram baixa. A renda com exportações do café torrado & moído apresentaram queda de 17,4% no acumulado de janeiro a abril de 2015, em relação ao mesmo período de 2014. A quantidade de produto exportado, no entanto, cresceu 7,66%.

Cecafé
Números divulgados pelo Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), no início de maio, se aproximam do que apontou o Mapa. Para o Conselho, a receita cambial com as exportações de café do Brasil registrou no acumulado de janeiro a abril deste ano um incremento de 23,8% em relação a 2014, fechando em US$ 2,207 bilhões. Já o volume apresentou alta de 2,6% na mesma base comparativa e é o maior dos últimos 5 anos, destacando-se o incremento de 173% no embarque de café conilon. Ainda no Balanço das Exportações do Cecafé foram exportadas 11.910.151 sacas (verde, torrado & moído e solúvel).

Fonte: CaféPoint – 14/05/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio