Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP apresenta e Beto aceita a criação da Agência de Desenvolvimento do Agronegócio

A Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) entregou ontem aocandidato ao Governo, Beto Richa (PSDB), o Plano Diretor para oAgronegócio do Paraná, contendo uma radiografia da agropecuária e dainfraestrutura do Estado. No próximo dia 13, será a vez do candidatoOsmar Dias ser recebido na FAEP com o mesmo objetivo. No Planorevela-se que a Região Metropolitana de Curitiba mantém um crescimentoconstante impulsionado pelo seu Parque Industrial, irradiandocrescimento aos demais setores. Ao contrário, o interior do estado ondevivem 70% da população que dependem basicamente do agronegócio, estáestagnado. Segundo o presidente da FAEP, Àgide Meneguette, "nossoobjetivo é um só: o desenvolvimento do Paraná. Precisamos de gente queentenda o Estado globalmente e que o veja como um todo e busquealternativas para voltarmos a nos desenvolver". O trabalho mostra quenos últimos anos, de forma gradual e constante a participação do Paranáno valor bruto da produção agropecuária do Brasil vem caindo, era 18,5%em 2003 e em 2008 foi de 13,9.

O Plano sugere a criação de uma Agência de Desenvolvimento doAgronegócio, diretamente subordinada ao governador do Estado paraalavancar a agroindústria. Beto disse que a Agência será incorporada aoseu Plano de Governo. No documento da FAEP fica claro que é necessárioao Paraná recuperar sua capacidade de planejamento, porque quem geradesenvolvimento não é o governo, mas a iniciativa privada. "O Estado éfomentador e nos últimos oito anos os empresários que queriam expandirou se instalar no Paraná não tiveram uma porta para abrir e discutiresses investimentos", disse o consultor da FAEP, Antonio Poloni, que emnome dos técnicos detalhou o Plano Diretor durante a reunião com ocandidato do PSDB na sede da FAEP.

Richa agradeceu a oportunidade de discutir o agronegócio no momentoem que sua equipe técnica está montando seu Programa de Governo. Ele secolocou como soldado e aliado para realização das propostasapresentadas. Afirmou que o estudo vem ao encontro de seu projeto sobreuma nova forma de governar com participação popular e equipe técnicacom competência para gestão dos recursos públicos. "Mais ou menos o quefazer todos sabemos. O problema é como fazer", afirmou ao citar que seeleito pretende implantar o modelo de contrato de gestão que considerater sido positivo na Prefeitura Municipal de Curitiba.

Durante o encontro a equipe técnica da FAEP apresentou ainda númerosdo atual cenário da agricultura paranaense, as suas limitações, osgargalos e a decrescente participação no PIB agrícola brasileiro quepassou de 11% em 2002 para 8,7% em 2007. "Estamos entregando um projetocom algumas inovações necessárias para tirar o estado dessa letargia.Mas, não é só entregar. É ajudar, para que após a eleição eleaconteça", disse Poloni. O Plano Diretor traz uma análise de todas ascadeias produtivas do Estado e apresenta ainda duas propostas comoprioritárias: fomentar a produção de maior valor agregado e aumentar arenda dos produtores rurais.  Além disso, é crucial para o Paraná anecessidade de criar o Instituto de Defesa Animal e Vegetal,independente, para estruturar a questão da sanidade no Estado. "Semsanidade não há mercado", afirma Poloni.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio