Sistema FAEP/SENAR-PR

NOTA DE PESAR: FAEP lamenta falecimento do seu vice-presidente, Nelson Paludo

Liderança rural também era presidente do Sindicato Rural de Toledo e presidente da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da FAEP

O sistema sindical paranaense e a agropecuária estadual perderam uma das suas principais lideranças. Nesta segunda-feira, dia 5 de julho, Nelson Natalino Paludo, 65 anos, faleceu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, em um hospital de Toledo, na região Oeste, onde estava internado há algumas semanas. Paludo era vice-presidente da FAEP, presidente da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosas da entidade, presidente do Sindicato Rural de Toledo, além de um dos principais produtores da região Oeste do Estado.

Paludo esteve ligado ao sistema sindical paranaense e à defesa dos interesses dos produtores rurais do Estado nas últimas décadas. A liderança comandava o Sindicato Rural de Toledo desde 2001, sendo reeleito para o cargo em abril deste ano. Ainda, Paludo era vice-presidente da FAEP pela segunda gestão, tendo participado de diretorias anteriores da entidade em outros cargos.

“Paludo foi um grande companheiro. Sempre muito atuante, ativo e participativo, ele ajudou em muitas conquistas para a agropecuária do Paraná. Com certeza, o setor, a FAEP e os produtores rurais perdem uma importante liderança, mas que deixa um enorme legado”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O vice-presidente da Comissão Técnica de Cereais Fibras e Oleaginosas e presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi, também lamentou a partida do companheiro de lutas. “Muito triste. Era um líder, um representante realmente fiel dos agricultores paranaenses. Um baita de um parceiro, que nos deixa como legado a importância de ser comprometido com as instituições ligadas à agricultura. Acho que nos resta, como companheiros, segurar mais fortemente ainda as bandeiras que ele defendia, tentando prestigiar o legado que ele deixou”, afirma Borghi.

Para o vice-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, uma das principais características de Paludo era a habilidade de ouvir e transformar as ideias em ações.

“Nelson Paludo foi um líder sindical indiscutível, sempre disposto a ouvir os produtores rurais e assumindo compromissos com o setor e com o sindicato, aos quais ele dedicou sua vida. Foi um grande parceiro e uma pessoa admirável”, afirma Gafuri.

O presidente do Sindicato Rural de Medianeira, Ivonir Lodi, destaca a atuação de Paludo nas lutas dos agricultores paranaenses. “Nós de Medianeira tínhamos o seu Nelson como um ícone de liderança. Lutamos várias batalhas juntos em prol da agricultura, às vezes em Brasília, como foi o caso do Código Florestal, e ele sempre foi um daqueles que puxou a frente dessas lutas. Ele sempre foi um exemplo. Pessoa muito ponderada e firme quando decidia alguma coisa. Ele vai fazer muita falta no nosso núcleo”, referindo-se ao Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Oeste do Paraná (Nurespop), do qual ambos faziam parte.

Paludo deixa esposa, dois filhos e dois netos. O Sistema FAEP/SENAR-PR lamenta o falecimento e deixa registrado as condolências à família e amigos e os agradecimentos pelas contribuições.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio