Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP solicita ao MAPA atualização do zoneamento agrícola no Paraná

A importância do Zoneamento Agrícola de Risco Climático para viabilizar o plantio

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, encaminhou ofício (27/04) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) solicitando a atualização das portarias que definem o Zoneamento Agrícola de Risco Climátrico (ZARC). Acompanha o ofício um anexo com propostas de adequação das portarias, que permitem aos agricultores identificar em cada município a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares, reduzindo os riscos relacionados aos fenômenos climáticos.

A FAEP solicita também ao MAPA a retomada dos estudos baseados em pesquisa científica especializada para a atualização constante das portarias do ZARC. É com base nessas portarias que os produtores rurais acessam com maior facilidade o crédito rural para culturas contempladas com o ZARC e têm acesso a contratação o Proagro e o Seguro Rural.

No ofício a FAEP lembra que a adequação do ZARC à nova realidade foi viabilizada pelos avanços tecnológicos da genética que vem disponibilizando cultivares mais adequadas e específicas para plantios em épocas que atendam as particularidades de solo e clima em áreas delimitadas dentro dos municípios.

Nos últimos quatro anos o total de cultivares contempladas com zoneamento no Brasil estagnou em 44 culturas. No Paraná há culturas que atualmente não são contempladas pelo zoneamento agrícola, como por exemplo algumas frutíferas e o arroz irrigado. Outro exemplo é o milho segunda safra que mesmo apresentando produtividades elevadas numa faixa que compreende 20 municípios nas regiões Oeste e Noroeste na divisa com Mato Grosso do Sul, não está contemplado com o ZARC. Os ciclos dessas novas cultivares permitem excelentes resultados de produção em épocas diversas das atualmente recomendadas pelo zoneamento.

Para conhecer as propostas elaboradas pela FAEP  clique aqui.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio