Sistema FAEP/SENAR-PR

FAEP solicita atualização do zoneamento agrícola

Nos últimos três anos, o MAPA não contratou estudos para que fossem feitas as atualizações do zoneamento agrícola. Ouça o áudio com Pedro Loyola, coordenador Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, encaminhou ofício (27/04) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) solicitando a atualização das portarias que definem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Acompanha o ofício um anexo com propostas de adequação das portarias, que permitem aos agricultores identificar em cada município a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares, reduzindo os riscos relacionados aos fenômenos climáticos.

O coordenador do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP, Pedro Loyola, explica que o zoneamento  é baseado em estudos sobre climatologia, solos e o ciclo das cultivares. Ocorre que nos últimos três anos, o MAPA não contratou esses estudos para que fossem feitas as atualizações do zoneamento agrícola. Dessa forma, vários municípios e cultivares em todo o país ficaram de fora do zoneamento e, com isso, os produtores não têm acesso ao crédito, Proagro e o seguro agrícola. Diante dessa dificuldade, a FAEP solicitou também ao MAPA a retomada dos estudos baseados em pesquisa científica especializada para a atualização constante das portarias do ZARC.

Ouça o áudio abaixo com Pedro Loyola

 

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio