Sistema FAEP/SENAR-PR

Ferramenta permite produtores de ovinos e caprinos gerenciarem seus rebanhos de forma digital

Iniciativa é gratuita e partiu da percepção de que a atividade carecia de alguma plataforma eletrônica de gestão, coisa que já existe em outros tipos de criação, como bovinos e suínos

A boa gestão da atividade rural pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma empreitada. Para isso, ter à mão os dados do seu negócio, com facilidade e rapidez, é fundamental. Até pouco tempo atrás, a única solução era anotar tudo em livros e cadernos, para poder consultar os dados no futuro e comparar resultados. Quando se trata de pecuária, o número de registros de
animais pode tornar este processo bastante trabalhoso.

Diante deste desafio, a zootecnista Juliana Borges e o analista de sistemas Átila de Freitas, ambos de Palmeira, na região dos Campos Gerais, decidiram criar o Sistema Ovinos, ferramenta eletrônica gratuita para gestão da criação de ovinos e caprinos. A iniciativa partiu da percepção de que a atividade carecia de alguma plataforma eletrônica de gestão, coisa que já existe em outros tipos de criação, como bovinos e suínos.

“O ovino é muito carente nesse sentido”, observa Juliana. Dentre as funcionalidades do Sistema Ovinos estão o cadastro do rebanho, controle de abate e rendimento de carcaça, pesagem e dietas, controle da mortalidade, controle de cobertura, prenhes e nascimento, registro contábil, entre outras funções.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio