Sistema FAEP/SENAR-PR

Ficafé 2015 confirma início no dia 14 de outubro em Jacarezinho

O evento, que já é uma tradição no setor, deve reunir centenas de produtores, especialistas e compradores

A 8ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro( Ficafé 2015), realizada pelo Sebrae/PR, Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) e Cooperativa de Cafés Especiais dos Produtores do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), será de 14 a 16 de outubro, em Jacarezinho. O evento, que já é uma tradição no setor, deve reunir centenas de produtores, especialistas e compradores. No primeiro dia, os produtores de café participarão do IV Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná. O café cereja descascado será o tema das palestras proferidas por especialistas.
Para Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais, a geração de conhecimento é um diferencial da Ficafé.

A intenção, segundo ele, é levar informações para produtores rurais, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e estudantes, com a intenção de capacitar todos os envolvidos na cadeia produtiva da cultura do café. Capello enfatiza que a adoção de algumas medidas como investimento em tecnologia, mecanização da lavoura, redução de custos, aumento da produtividade e comercialização de grãos com alto valor agregado, trazem resultados positivos para os produtores. “A ideia do Simpósio é disponibilizar informações para melhorar a produtividade de cafés especiais.”

Outro atrativo da Ficafé 2015 será o III Concurso de Qualidade Sabores do Norte Pioneiro do Paraná para premiar os melhores cafés da região. “Na ocasião, os 12 núcleos que participam do Projeto de Cafés Especiais do Norte Pioneiro apresentarão seus cafés especiais, com características peculiares. Queremos divulgar para o público do evento os cafés de qualidade produzidos na região para todo Brasil”, explica Capello.

A Ficafé 2015 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, COCENPP, com apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Sicoob, Sicredi, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), UTZ Certified, Unimed, Banco do Brasil, Ong Terceira Via e Instituto Federal Sul de Minas.

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio