Sistema FAEP/SENAR-PR

Fiscalização paralisada

A greve dos fiscais federais agropecuários, iniciada na última sexta-feira, deve continuar por tempo indeterminado, avisa o Anffa, sindicato nacional que representa a categoria. O grupo protesta contra a escolha do advogado Rodrigo Figueiredo para a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ele foi nomeado ao cargo no começo da semana passada. Os fiscais consideram que a nomeação é política e defende a adoção de critérios meritocráticos para desempenhar as funções. Os protestos também são contra a decisão do Mapa ter realizado cortes no orçamento da pasta.

O presidente da Anffa Sindical, Wilson Roberto de Sá, argumenta que a mudança compromete as atividades da categoria. Os trabalhadores são responsáveis por inspeções e liberação de trânsito de mercadorias em portos, aeroportos e fronteiras, e também fiscalizam abates de bovinos, suínos e aves em frigoríficos em todo o país.

O Paraná ainda não aderiu às paralisações. Uma assembleia estadual está programada para 23 de agosto, quando será definida a entrada do estado no movimento nacional. No ano passado, servidores do estado realizaram uma série de ações exigindo a exoneração do superintendente estadual do Mapa, Daniel Gonçalves Filho.

Participação

80% dos fiscais agropecuários federais que atuam no Brasil já aderiram à greve. O impacto da paralisação da categoria na indústria de carnes está sendo levantado.

Gazeta do Povo

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio