Sistema FAEP/SENAR-PR

Geadas atingiram hoje regiões agrícolas do Sul do país, diz Somar

A terça-feira amanheceu gelada em grande parte da região Sul do país, com formações de geadas em vários municípios, conforme a Somar Meteorologia. Em muitas fazendas do Paraná, as temperaturas atingiram valores inferiores a 2°C

241844-26406-1280

A terça-feira amanheceu gelada em grande parte da região Sul do país, com formações de geadas em vários municípios, conforme a Somar Meteorologia. Em muitas fazendas do Paraná, as temperaturas atingiram valores inferiores a 2°C. “Porém, ainda é cedo para diagnosticar os reais prejuízos que esse frio extremo provocou, mas é fato que culturas como trigo, milho, pastagem e hortaliças foram afetadas e tiveram perdas em seus potenciais produtivos”, disse Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Somar, em boletim.

Por conta dessa massa de ar polar que está sobre o Sul e avança pelo interior do continente, o dia será de tempo aberto e sem previsão de chuvas. “Assim, as condições se manterão favoráveis para a realização da colheita de milho, feijão, algodão, café, cana-de-açúcar e laranja em todo o Brasil”, afirmou Santos.

O tempo aberto deverá persistir até quinta-feira, quando uma nova frente fria chegará ao Rio Grande do Sul e provocará chuvas não apenas no Estado gaúcho mas também no restante da região Sul, até domingo — o que tende a atrapalhar os trabalhos de colheita de grãos e o plantio de trigo. “Esse novo sistema meteorológico não avançará pelas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que continuarão tendo tempo seco e temperaturas baixas, mas sem riscos para ocorrência de geadas”, previu Santos.

A expectativa para julho é que as chuvas continuem concentradas no Sul do Brasil, enquanto todo o restante do Brasil manterá tempo seco, agravando as condições para as culturas de cana-de-açúcar, hortaliças e demais plantações de inverno, segundo a Somar.

Fonte: Valor Econômico – 02/07/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio