O governo autorizou ontem (22/02) a realização de leilões de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para feijão. De acordo com a portaria nº. 67, publicada em Diário Oficial da União os recursos disponibilizados serão de até R$ 50 milhões para apoiar a comercialização da safra 2010/2011 escoando a produção para outros estados consumidores.
O edital contendo a quantidade ofertada e valor do prêmio ainda não foi publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento-CONAB.
A comercialização da primeira safra ainda é lenta, totalizando 34%. A produção estimada é 541,5 mil toneladas no Paraná, com 78% da área já colhida.
A FAEP solicitou, recentemente, ao governo o apoio a 120 mil toneladas via Aquisições do Governo Federal (AGF) e 50 mil toneladas por meio de PEP.
O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) é um prêmio concedido aos interessados em adquirir o produto indicado pelo governo, diretamente do produtor rural ou cooperativa de produtores, pelo preço mínimo, promovendo seu escoamento para uma região de consumo previamente estabelecida.
Confira a Portaria nº 67- 1 e Portaria nº 67- 2:
Fonte: Comunicação Social Sistema FAEP
Comentar