Sistema FAEP/SENAR-PR

Coronavírus: Governo federal elabora manual com recomendações para frigoríficos

Sistema FAEP/SENAR-PR também preparou materiais informativos para os produtores rurais

Os Ministérios da Economia (ME), da Saúde (MS) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) elaboraram um documento para orientar empregadores e trabalhadores de frigoríficos em relação aos cuidados em meio à pandemia do novo coronavírus. O objetivo da publicação é manter a segurança e a sanidade dentro dos estabelecimentos, garantindo a atividade econômica e o fornecimento de alimento seguro à população.

O documento traz mais de 70 medidas divididas em: caráter geral, práticas de boa higiene e conduta, práticas quanto às refeições e vestiário, práticas referentes às comissões internas de prevenção de acidentes, transporte de trabalhadores fornecido pelo empregador, uso de máscaras de proteção facial, trabalhadores pertencentes ao grupo de risco, suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho, procedimentos de contingência e retomada das atividades de setores ou do estabelecimento.

Dentre as principais recomendações, estão o distanciamento dos trabalhadores na linha de produção, não compartilhamento de itens pessoais e uso obrigatório de máscaras no ambiente de trabalho. Além destas, o documento orienta quanto a protocolos para identificação e afastamento de trabalhadores com suspeita de contaminação, acompanhamento da sintomatologia dos trabalhadores e atendimento médico a ser realizado nestes casos.

Ainda, a publicação solicita que a empresa faça regularmente as devidas orientações sobre a COVID-19, como sintomas, formas de contágio, higienização correta das mãos, regras de etiqueta respiratória, medidas de prevenção e controle adotadas pela empresa e práticas de boa conduta a serem desenvolvidas dentro e fora do ambiente de trabalho.

Para acessar o manual completo divulgado pelo governo federal, clique aqui.

Produtor rural

Neste cenário, o Sistema FAEP/SENAR-PR também elaborou materiais com orientações aos produtores rurais em relação aos aspectos sanitários e trabalhistas estabelecidos pelos órgãos competentes.

A publicação “Coronavírus: Como se prevenir no campo” traz recomendações quanto a higienização e cuidados necessários durante as atividades diárias. No segundo material, o produtor rural terá acesso às orientações trabalhistas estabelecidas pelas Medidas Provisórias (MP) 927, de 22 de março de 2020, e 936, de 1º de abril de 2020. Na cartilha “COVID-19: prevenção na cadeia de hortifrúti”, os produtores irão encontrar informações específicas sobre a prevenção nesta atividade, como manejos diários nas hortas, cuidados necessários em relação aos trabalhadores, transporte de mercadorias e na comercialização e entrega de alimentos para os consumidores ou redes varejistas.

Para conferir o material de orientação sobre como se prevenir do novo coronavírus, clique aqui.

Para conferir o material sobre as MPs 936 e 927 na íntegra, clique aqui.

Para conferir o material com as recomendações específicas para a cadeia de hortifrúti, clique aqui.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio