“Parabéns ao Paraná, porque tem uma proposta muito bem organizada. Dá uma demonstração de união, que busca os mesmos objetivos nessas reuniões com os órgão do governo federal (SEP e Antaq)” .
Curioso, os elogios foram disparados de surpresa pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência, Rogério Menescal, na segunda feira (15), em Brasília.
O cenário ocorreu no exótico edifício Pétalas, onde estão as instalações da Secretaria encarregada de modernizar os portos brasileiros, sob o comando da ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil. Uma reunião colocou representantes das principais entidades do Estado e de setores ligados ao sistema portuário
nacional.
Afinal, o mesmo Menescal, em 27 de setembro último, num encontro com usuários do Porto de Paranaguá na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), não conseguiu explicar os motivos que levaram a Brasília desconhecer o projeto paranaense de arrendamento e concessões para o seu Porto(BI 236). Talvez tenha mudado de ideia e reconhecido os fortes argumentos contidos na última proposta apresentada à SEP e à Agência Nacional de Transporte Aquaviários.
A FAEP, historicamente, se posicionou e se posiciona na defesa dos interesses dos empresários e por consequência do Paraná. E eles, os interesses, estão, sem reparos, contidos no demorado, detalhado e didático Projeto de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Paranaguá, o PDZPO. A princípio escanteado, esse projeto foi avaliado, reavaliado finalmente parabenizado. As congratulações, porém, só ocorrerão com a decisão da ministra paranaense Gleisi Hoffmann, dona da palavra final.
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