O governador do Paraná, Beto Richa, assinou na última segunda-feira, dia 28, o decreto que cria a Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada, que vai incentivar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica para o agronegócio paranaense.
De acordo com secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, a ideia é aproveitar o conhecimento acumulado nas universidades e também das instituições privadas e estaduais para o desenvolvimento da pesquisa no agronegócio. Para o presidente do Sistema FAEP, Ágide Meneguette, a iniciativa vai beneficiar o setor e segue o exemplo do que ocorre em outros países, como no oeste dos Estados Unidos.
A coordenação da rede será exercida em conjunto pelas secretarias da Agricultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a SIT. Os recursos financeiros para bancar os projetos ainda não foram definidos, mas parte virá do Fundo Constitucional de Ciência e Tecnologia e da iniciativa privada. Os volumes serão definidos por um comitê gestor que vai determinar as áreas prioritárias para desenvolvimento do agronegócio. O comitê é composto por integrantes da FAEP, a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, a Ocepar, e pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná, a Fetaep.
Ouça o áudio abaixo
Comentar