Sistema FAEP/SENAR-PR

Guarapuava abre última semana do encontro de liderança rural

Evento realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR foi espaço para criar conexões e disseminar conhecimento sobre o sistema sindical

Nesta terça-feira (28), o Sistema FAEP/SENAR-PR deu início à quarta e última semana do encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, com o objetivo de ampliar a representatividade no setor rural e incentivar a formação de novos líderes. O município de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, foi palco do oitavo evento, realizado em parceria com o Sebrae-PR, e contou com a presença de 180 pessoas. Os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer o sistema sindical em todas as suas potencialidades, a partir de uma jornada por três espaços – Conquistas, Conhecimento e Representatividade –, que proporcionaram um momento de imersão sobre a importância desses temas para a liderança rural. Os próximos encontros vão acontecer em Castro (29) e São José dos Pinhais (30).

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, destacou algumas das conquistas obtidas a partir da união dos produtores rurais, como, por exemplo, o reconhecimento do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação, a regulamentação da legislação trabalhista para o meio rural e o Novo Código Florestal. Tais avanços, como Meneguette reforçou, são resultado direto do trabalho político realizado pelo sistema sindical.

“Existem várias instituições em defesa dos interesses da agropecuária, mas apenas uma tem a legitimidade, que é o sistema sindical. A base, para ser forte e ativa, precisa de líderes preparados e atuantes, que façam do sistema a ponta de uma lança. Juntos somos capazes de ter a voz ouvida e respeitada e as demandas atendidas. Mas isso não cai do céu. Liderança é algo que se conquista e esse é o treinamento que estamos fazendo. A porta do sistema sindical está aberta para quem quiser participar”, afirmou.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, reconheceu a mobilização dos produtores rurais que aconteceu nesta jornada de encontros, iniciada há três semanas. “Os produtores estão correndo atrás de informação, buscando inovação, conhecimento e representatividade. Esse processo de formação de novas lideranças, independentemente da idade, é sobre descobrir o que tem dentro de si. É um processo contínuo que deve acontecer sempre para defender o agro, com conhecimento, dedicação e, principalmente, amor pelo setor produtivo”, frisou.

Ainda, Botelho destacou a grandeza do setor agropecuário paranaense para o Brasil, considerando que o Estado possui apenas 2,3% do território nacional. “Nós somos os maiores produtores de alimentos do Brasil por metro quadrado e por hectare. O Paraná também é o maior produtor de carnes do país. Para isso, precisamos de sanidade, garantia e trabalho dentro e fora da porteira com os representantes legais, em prol do agronegócio, do associativismo, do cooperativismo e da união do setor produtivo”, apontou o dirigente.

Rodolpho Botelho, presidente do Sindicato Rural de Guarapuava

A consultora do Sebrae-PR Fabíola Cristiane da Costa destacou a parceria da instituição com o Sistema FAEP/SENAR-PR para fomentar as lideranças no campo, iniciativa que faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical, criado em 2018. A série de encontros é mais um desdobramento desse trabalho, considerado estratégico. “Esse evento foi pensado para transcorrer de forma dinâmica, apresentando o sistema de representatividade em todas as suas potencialidades. É uma iniciativa importante que valoriza os empreendedores e lideranças do campo, pois o agro é uma base sólida da economia dos municípios do Paraná e do Brasil. O Sebrae-PR tem dois papéis fundamentais nesse contexto: fortalecimento de lideranças rurais do Estado para que sejam protagonistas e o desenvolvimento de um ambiente favorável para pequenos negócios”, observou.

Ainda, Fabíola destacou a importância dos cursos de Liderança Rural nesse processo de promoção do conhecimento. A capacitação foi desenvolvida de forma conjunta entre Sistema FAEP/SENAR-PR e Sebrae-PR, com o objetivo de ampliar as competências pessoais e interpessoais dos participantes, tornando-os capazes de sustentar o exercício da liderança de maneira eficaz. A oferta de novas turmas volta a ocorrer a partir de julho.

Fabíola Cristiane da Costa, consultora do Sebrae-PR

Palestra

Além dos espaços para discussão, o encontro contou com uma apresentação do palestrante internacional e mentor de CEOs Luciano Salamacha. Ele promoveu uma reflexão sobre a importância de se formar conexões entre as pessoas, fundamental para a sobrevivência e fortalecimento da espécie humana desde os primórdios tempos. “Há um equilíbrio quando as pessoas se conectam. Juntas, podem se proteger. Mas não basta ter coragem e força, tem que usar a inteligência. O sindicato deve funcionar assim”, concluiu Salamacha.

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio