Sistema FAEP/SENAR-PR

Iapar divulga avaliação de cultivares para segunda safra de milho

Está disponível para download gratuito o boletim técnico contendo a avaliação anual das cultivares de milho segunda safra (também chamada de “safrinha”) para o Paraná.

O objetivo do trabalho é oferecer, a técnicos e produtores envolvidos no planejamento do plantio, dados sobre cultivares de melhor rendimento e mais adaptadas às condições de solo e clima das zonas produtoras do Estado. “Essas informações auxiliarão o agricultor na seleção dos híbridos de melhor relação custo/benefício, na sua região, proporcionando maior segurança e estabilidade na produção”, afirmam os autores Pedro Sentaro Shioga, Antonio Carlos Gerage, Pedro Mário de Araújo, Rodolfo Bianco e Adriano Augusto de Paiva Custódio.

A publicação discute resultados de ensaios envolvendo 61 cultivares precoces e superprecoces, sendo 20 convencionais e 41 geneticamente modificadas. As avaliações, planejadas para contemplar as regiões Norte, Oeste e Centro-Oeste do Estado, foram conduzidas nos municípios de Cambará, Campo Mourão, Floresta, Goioerê, Londrina, Palotina, Primeiro de Maio, Santa Helena e Sertanópolis.

Com 105 páginas, a obra foi produzida em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio (Fapeagro).

Clique aqui para baixar o boletim

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio