Sistema FAEP/SENAR-PR

Iapar e Simepar emitem “Alerta Geada” para o Oeste da zona cafeeira paranaense

Recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informam que há previsão de geadas na madrugada desta terça-feira, 18 de julho, na parte Oeste da região cafeeira paranaense, abrangendo a faixa que passa por São Jorge do Patrocínio, Umuarama, Jesuítas e municípios próximos. A recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.

Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. Nos dois casos – lavouras novas e viveiros –, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Os cafeicultores devem acompanhar as atualizações das previsões meteorológicas. Nos próximos dias há possibilidade de geadas nas demais regiões produtoras de café no Paraná. Informações em www.iapar.br, www.simepar.br ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.

Fonte: Iapar

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio